O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Cambé realizou uma tarde especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher para todas as pacientes. Com palestra, café da tarde e karaokê, a celebração visa destacar a importância da data, além de valorizar e garantir direitos de todas as mulheres do CAPS.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, servidoras do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) apresentaram uma palestra contextualizando o Dia da Mulher, celebrado neste sábado (8). Além de todo o histórico de lutas e conquistas femininas, as participantes também participaram de uma roda de conversa sobre garantia de direitos e violência contra a mulher. A tarde ainda teve um delicioso café da tarde e karaokê.

A diretora do CAPS, Daniela Zamberlan explica que sempre é feita alguma ação em prol das mulheres, E com o Dia Internacional da Mulher, buscou-se uma ação ainda maior para que todas possam refletir mais. Além do tratamento, é a questão enquanto ser humano, indivíduo, enquanto mulher, de direitos e igualdade. Hoje, queríamos focar como tema justamente o direito, igualdade e empoderamento. Então, a gente entende que o fato delas estarem em tratamento é uma questão já desse direito sendo garantido. Elas acabam, no decorrer do tratamento, se empoderando com a melhora. É importante terem esse reconhecimento também como mulher, do paciente, ver o CAPS e a prefeitura fazerem mais ações como essa. Se sentirem valorizadas”, disse.

Cleide de Almeida, 62, frequenta o CAPS há pouco mais de um ano, participa do seu segundo evento de dia das mulheres e ressalta a importância de ações públicas como essa, se sentindo pertencente ao local. “E eu gosto muito desses eventos. Gosto de ouvir, compartilhar experiências. Muitas vezes buscamos apoio e não alcançamos. Hoje temos a delegacia da mulher que ajuda muito, e não só em agressões contra a gente como denúncias de outras pessoas. Temos o CAPS e a Prefeitura que também nos apoiam. Muita gente não tem acesso a esse tipo de informação, conhecer direitos. É muito importante o que eles falam aqui, e ter essa certeza de se for no CAPS, no Capes e qualquer lugar da Prefeitura, você vai ser atendida e ouvida”.

Compartilhe