
O espetáculo Colóquio D’água, da companhia de teatro Fase 3, foi contemplado no primeiro ciclo do PNAB em Cambé (Reprodução/Nara Oliveira)
Garantindo mais investimento na cultura local, Cambé teve seu plano de ação da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Com isso, o município vai receber R$ 3.071.786,92 para os próximos quatro anos. O recurso será destinado ao fortalecimento do setor cultural local por meio de editais públicos e ações de fomento.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura anunciou que vai realizar uma escuta pública com os agentes culturais do município. O objetivo é construir, participativamente, o formato dos editais que irá definir a melhor aplicação dos recursos. A iniciativa busca assegurar que as demandas e especificidades da classe artística local sejam contempladas nas políticas culturais a serem implementadas.
“Com o novo ciclo aprovado, a cidade se prepara para ampliar e qualificar ainda mais o acesso à cultura, fortalecendo a produção local e promovendo a diversidade artística em todas as regiões do município”, destacou o coordenador do departamento artístico, Ricardo Araújo.
No primeiro ciclo da PNAB, em 2024, Cambé recebeu R$ 774.494,15, que possibilitaram a realização de três editais, contemplando 55 projetos culturais. Entre as ações desenvolvidas com esses recursos estiveram oficinas e apresentações de diversas linguagens artísticas, como aulas de artesanato, grafite, rádio, teatro, artes visuais, além de apresentações de dança, espetáculos teatrais, shows musicais, festivais de música e exibições do projeto “Cinema na Rua”, entre outros.