Cambé foi um dos 72 municípios do Paraná contemplados com um veículo exclusivo para qualificação dos serviços de promoção e garantia dos direitos da mulher. O automóvel foi destinado através do Programa de Investimento para Qualificação da Atuação dos Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres, do governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa.
O município recebeu um veículo do modelo Virtus, que segundo a resolução do programa deverão ser integralmente utilizados na qualificação dos serviços de promoção e garantia dos direitos das mulheres nos municípios, podendo ser destinados: à estruturação e modernização dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPM); à ampliação do alcance e do impacto dos serviços, programas, projetos e ações voltados à promoção e garantia dos direitos das mulheres; ao fortalecimento da Política da Mulher enquanto política pública; e aos programas, projetos e ações voltadas à proteção, promoção e defesa dos direitos das mulheres.
O programa visa valorizar e reconhecer as iniciativas municipais que priorizam o desenvolvimento de ações voltadas às mulheres, bem como facilitar a mobilidade e a atuação da gestão municipal. Com isso, receberam os veículos aqueles municípios que já definiram estrutura administrativa local para coordenação das políticas com Secretaria Municipal com Políticas para Mulheres; Coordenação ou Divisão de Políticas para Mulheres; Diretoria ou Departamento de Políticas para Mulheres; e Assessoria Especial de Políticas para Mulheres.
A secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, e responsável pela coordenação da Política da Mulher em Cambé, Flávia Iwakura esteve em Curitiba na solenidade de entrega do veículo e expressou seu sentimento com a conquista. “Fico muito feliz que a Política da Mulher vem ganhando forças e se estruturando no nosso município. Isso é favorecido pala política do Governo Conrado Scheller. Sabemos que se trata de uma política transversal de direitos, na qual os demais atores envolvidos na promoção e garantia de direitos da mulher estão envolvidos e articulados para garantir que as mulheres do nosso município sejam atendidas na maior cobertura de seus direitos.”
Flávia ainda ressalta que a contemplação só foi possível porque o município possui o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e o Fundo Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres instituídos. Além disso, no próximo dia 10 de abril, será dado posse aos novos membros do CMDM na gestão 2025-2027.