A Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e do Conselho Municipal de Educação de Cambé (CMEC), promove nesta sexta-feira (22), no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (Insa), a IV Conferência Municipal de Educação de Cambé.
O evento ocorre como a etapa local e inicial da Conferência Nacional de Educação (CONAE), que será sediada em Brasília nos dias 23, 24 e 25 de novembro. Em 2022, o tema é “Inclusão, Equidade e Qualidade – Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira”.
Já em sua quarta edição, a conferência nasce como um espaço democrático aberto pelo poder público para agregar a sociedade civil nas discussões de políticas educacionais. Nesse ano, os cidadãos são convidados a contribuir com propostas de emendas para o Documento Referência da CONAE 2022, aprovado no Fórum Nacional de Educação e usado como base nas conferências estaduais e locais. No evento dessa semana, os delegados inscritos poderão sugerir mudanças e acréscimos no texto.
O documento será levado em conta na elaboração e aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que estará em vigor durante dez anos, de 2024 a 2034, e também na estruturação do Sistema Nacional de Educação.
De acordo com a Secretaria de Educação, Estela Camata, podem participar representantes e profissionais de instituições de ensino, mas também todos os munícipes interessados em contribuir na melhoria da educação brasileira. A organização pede que os participantes leiam antecipadamente o Documento Referência da CONAE 2022, disponível no site do Governo Federal (fne.mec.gov.br/images/conae2022/documentos/DOCUMENTO_REFERENCIA_CONAE_2022_APROVADO_30_07.pdf).
Para participar da conferência como delegado e, com isso, estar apto a colaborar na discussão do Documento Referência, é preciso se inscrever até esta quarta-feira (20), às 12h, no formulário de inscrição acessado através do link https://forms.gle/XjsMLbz2CYzTUerT9.
O Documento Referência da CONAE traz três eixos que irão nortear essa edição do evento. São eles: a avaliação das diretrizes e metas do PNE 2024 – 2034 (eixo 1); uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação (eixo 2); e a criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção (eixo 3). No momento da inscrição, o cidadão deve escolher sobre qual eixo quer discutir e apresentar propostas.
Estela Camata tem a expectativa de receber os agentes de educação que atuam nas instituições espalhadas pelo município. “Esperamos a efetiva participação dos delegados, representantes das unidades escolares municipais, estaduais, privadas, do ensino superior e da sociedade civil, também convidada a participar e contribuir com o Plano Nacional de Educação para decênio o 2024-2034. A educação de Cambé está em todos os níveis sempre comprometida com o desenvolvimento e com a qualidade no ensino”, completa.
Serviço: IV Conferência Municipal de Educação de Cambé
Quando: Sexta-feira (22), a partir das 8h.
Onde: Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (Insa), na rua Pará, 854.
Supervisão de Thiago Mossini