No último semestre de 2025, Cambé alcançou 99,75% de efetividade no pagamento das parcelas do programa (Lyon Santos / MDS)

Premiada pela Caixa Econômica Federal, Cambé conquistou o Certificado de Efetividade no pagamento do Bolsa Família. Pela primeira vez, o município cumpriu meta estabelecida pelo Governo Federal que prevê o pagamento de, no mínimo, 99% dos benefícios. No último semestre de 2025, Cambé alcançou o expressivo percentual de 99,75% de efetividade no pagamento das parcelas do programa, demonstrando excelência na gestão e operacionalização dos benefícios. Hoje, o município conta com 12.606 beneficiários do Bolsa Família.

Em Cambé, a gestão do Cadastro Único e do Bolsa Família é feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, através do Departamento de Proteção Social Básica. O setor fica responsável pelas orientações normativas e atualização permanente dos fluxos e procedimentos do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, seguindo as diretrizes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A partir disso, são feitas ações que contribuem para a qualificação do atendimento à população e para a redução de inconsistências cadastrais.

O departamento destaca que a conquista foi possível por conta de uma série de novas ações desenvolvidas ao longo do ano. Como a atuação técnica das equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), na garantia do acesso à renda das famílias em situação de vulnerabilidade social no município, assegurando a proteção social e a efetivação de direitos.

Também foi feito um investimento contínuo na capacitação e qualificação dos servidores, por meio de formações técnicas e encontros promovidos pelo MDS, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Família (SEDEF) e a Caixa Econômica Federal.

Para a diretora de Proteção Social Básica, Rosangela Fernandes, esse reconhecimento reafirma o compromisso da política de assistência social na garantia das seguranças socioassistenciais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população cambeense.

 

Atuação da Secretaria Municipal de Assistência Social

Segundo dados da Secretaria de Assistência, Cambé hoje tem 41.201 pessoas cadastradas no Cadastro Único, sendo 17.125 famílias. Dessas, 12.606 recebem o Bolsa Família, 2.718 são beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e 910 famílias estão no âmbito do PAIF (Proteção e Atendimento Integral à Família). Por mês, a Prefeitura assegura na garantia de algum benefício para mais de 27 mil pessoas.

Tudo isso embasado em uma estrutura com seis CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e outras formas de atendimento. Em 2025, foram feitos 52.909 atendimentos particularizados no CRAS, 2.813 atendimentos domiciliares e atividades coletivas com 2.118 pessoas. Já o CREAS registrou 4.358 casos em acompanhamento pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). Além disso, 416 pessoas de 0 a 17 anos, e 76 pessoas acima de 60 anos foram atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Compartilhe