A Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial, promoveu a 4ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Cambé. O evento foi realizado nesta quarta-feira (16), no Centro de Convivência do Idoso (CCI) do Tupi, com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.

A Conferência procura promover o debate e formular propostas de ações, programas, projetos e políticas públicas para a promoção de Igualdade Racial que serão executadas no Município, Estado e pela União. Os trabalhos foram divididos em três eixos temáticos, sendo democracia, justiça racial e reparação, levantando as principais demandas de Cambé sobre o tema, que serão levados para a Conferência Regional.

O evento contou com apresentação de capoeira do projeto realizado pelo Mestre Guanabara na Associação Refúgio, a palestra magna promovida por Beatriz Silva e Mariana Moreira, os grupos de trabalho dos eixos, apresentação e aprovação das propostas e eleição dos delegados.

Celso Ricardo Tomaz, representante da Diretoria do Estado de Igualdade Racial, ressalta que pelo Paraná ser composto por 34% de pessoas consideradas afrodescendentes ou pardos, a política de promoção de igualdade racial é um eixo muito importante para o mecanismo da sociedade. “A busca por igualdade passa por momentos como esse que Cambé está realizando. É a democracia sendo aplicada de fato onde ela acontece, nas cidades do estado do Paraná. Então, a Conferência Municipal de Igualdade Racial fecha esse link entre o que o governo pode fazer ao nível de Estado e o que a população precisa que seja feito. Esse é um momento democrático onde a população traz a sua demanda por vários meios, e essa demanda que a população traz, seja ela de justiça, reparação de desigualdade, luta contra o racismo ou nos vários pontos onde ele atua. Esse é o momento que a população vai trazer essa demanda, que vai ser discutida e se torna um referencial para o dinheiro público ser investido de maneira direta no objetivo principal, que é resolver os problemas da população de maneira geral”.

A presidente do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial, Elisângela da Silva, explica que a Conferência é essencial para discutir propostas efetivas que vão direcionar a formulação de políticas públicas para a igualdade racial. “Estamos muito contentes com essa participação, casa praticamente lotada e toda a mobilização. O Conselho já está há alguns anos aqui no município, e temos feito várias reuniões no sentido de mobilizar mesmo toda a sociedade de Cambé para participar. Temos representantes não só da sociedade civil, como também do governo. E estamos na fase agora de levantamento para saber quais são as demandas que cada instituição possui frente à questão da igualdade racial”, concluiu.

Compartilhe