Em parceria com o Governo do Estado, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promove mais uma edição do Castrapet neste sábado (8). O programa conta com cirurgias gratuitas de castração de cães e gatos, machos e fêmeas, com idades entre seis meses e oito anos, e além do procedimento, os tutores recebem a medição do pós-operatório e orientações para o bem-estar animal. O evento será no Centro Cultural, a partir das 8 horas.

Ao todo, serão castrados 210 animais já inscritos previamente em cadastro promovido pela Secretaria. As vagas foram destinadas para tutores com renda familiar de até dois salários mínimos ou que possuam Cadastro Único (CadÚnico) atualizado. Gatos serão castrados a partir das 8h, cães fêmeas a partir das 10h e cães machos às 12h.

No entanto, existem situações das pessoas não levarem os animais na ação, ou o pet ser considerado inapto durante a avaliação por alguma doença, ou jejum incorreto. Nesses casos, novas vagas são abertas, mas sem garantia. E para ser submetido à cirurgia, o animal deve estar em jejum alimentar de no mínimo seis horas e no máximo oito horas, além de pelo menos quatro horas sem beber água. É importante ver o animal se alimentando nos horários recomendados antes de retirar a comida, pois o jejum incorreto resulta na inaptidão para a cirurgia. 

Bárbara Rodrigues, veterinária da Prefeitura, explica que a castração é beneficial para os animais e também toda a sociedade. “A castração é um ato simples, mas de grande importância para nós e os animais. A esterilização ajuda a controlar a superpopulação desses animais, que muitas vezes resulta em abandono e maus-tratos. Além disso, a castração previne diversos problemas de saúde, contribuindo para longevidade dos pets e reduz o comportamento agressivo ou territorial, colaborando para a melhoria da convivência entre eles e também com os seres humanos. Com menos cães e gatos na rua, também diminui o risco de acidentes de trânsito e a transmissão de doenças transmitidas entre animais e humanos. A castração, além de ser um gesto de amor e responsabilidade, é um investimento na qualidade de vida dos pets e no bem-estar coletivo”, destacou.

 

Foco no cuidado e bem-estar animal em Cambé

Desde a última gestão Cambé vem investindo e intensificando ações no cuidado e bem-estar animal. Desde 2023, o programa Cãobé já doou mais de 40 toneladas de ração para cães e gatos, além do próprio programa de castração, distribuição de medicamentos e ações de vacinação antirrábica.

A secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Roberta Queiroz, ressaltou a importância da defesa da causa, e que essa atenção especial a política de meio ambiente e sustentabilidade de Cambé é uma das suas metas para a pasta e um pedido do prefeito Conrado Scheller. “E Cambé já tem feito essas diversas ações em benefício da causa animal, tanto em relação às castrações, sendo uma questão de saúde pública de controle populacional desses animais. E a parceria com o governo do estado dessa castração, nos ajuda bastante por ser uma ação intensiva, com uma quantidade bem relevante de castrações, dando mais uma oportunidade as famílias que não tenham uma possibilidade de realizar a castração por conta. É importantíssimo fazer essas iniciativas com o poder público”.

O Castrapet (Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos) é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto água e terra – IAT, em parceria com as prefeituras. A ação é uma iniciativa inédita no Brasil e tem entre os principais objetivos a prevenção de zoonoses e o controle populacional, oferecendo castração gratuita para cães e gatos. Os recursos investidos são do Fundo Estadual do Meio Ambiente ou de emendas parlamentares, por meio do programa Paraná Cidades.

Compartilhe