Representantes da Prefeitura participaram da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada entre os dias 7 e 9 de outubro, em Foz do Iguaçu. O encontro reuniu delegados e profissionais de todo o Paraná para discutir o fortalecimento e os avanços da política pública de assistência social.
Durante a conferência, participaram representantes do governo e da sociedade civil como profissionais da área, usuários dos serviços e entidades sociais. No encontro, são discutidos temas como desafios, mudanças e prioridades para os próximos anos.
O município de Cambé foi representado por Gesielene Oliveira de Carvalho e Roselei Carvalho da Silva, como representantes governamentais, Márcio José Novais de Carvalho, representante das entidades de assistência social e Gislaine Garozi Utrecht, secretária executiva do Conselho Municipal de Assistência Social.
No evento, foram debatidas e avaliadas as ações que compõem a Política de Assistência Social no estado, além da definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A conferência também teve como foco a participação social, reunindo representantes do poder público e da sociedade civil em um espaço de diálogo e construção coletiva.
Um dos destaques da participação cambeense foi a eleição da psicóloga e servidora municipal Gesielene Oliveira de Carvalho como Delegada para representar o Paraná na Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada em Brasília, entre os dias 6 e 9 de dezembro de 2025.
A Conferência de Assistência Social é um grande encontro que acontece em várias etapas (municipal, estadual e nacional) e serve para avaliar e propor melhorias nas políticas públicas da área da assistência social no Brasil.
Ela faz parte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que é o sistema responsável por organizar os serviços, programas e benefícios sociais que garantem direitos e apoio a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade.
A presença de Cambé na etapa estadual reforça o compromisso do município com o fortalecimento das políticas públicas de assistência social, buscando sempre ampliar a rede de proteção e garantir os direitos da população em situação de vulnerabilidade.
Sob supervisão de Thiago Mossini