Cambé vai receber mais duas creches do governo do Estado. O anúncio foi na manhã desta terça-feira (11), pelo governador Ratinho Junior. Ao todo, serão investidos R$ 391,4 milhões na construção de 300 creches em 258 municípios paranaenses através do programa Infância Feliz. Nosso município será contemplado com mais dois espaços, com previsão de atendimento para mais 72 crianças, de 0 a 3 anos, por período.

De acordo com o governo estadual, esse é o maior pacote da história voltado à infraestrutura de educação infantil do Paraná, com a previsão de atender entre 10.200 e 13.800 crianças. Os recursos vieram de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família e a Casa Civil, com aporte do Tesouro Estadual, do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e da Assembleia Legislativa do Paraná. O dinheiro será depositado diretamente nos fundos municipais e a Prefeitura será responsável pela licitação.

O investimento surgiu através do programa Infância Feliz que, entre diversas ações para aumentar a presença das crianças nas creches e diminuir as filas no Paraná, prevê a construção desses espaços.

As creches deverão ser construídas em terrenos com pelo menos 1,2 mil metros quadrados, destinados pela Prefeitura. O projeto arquitetônico será doado pelo Estado para que o município contrate a empresa e execute as obras. Segundo o projeto, a estrutura tem 456,86 metros quadrados e prevê três salas de aula, uma brinquedoteca, dois banheiros com fraldários, quatro banheiros comuns (incluindo PCDs), um solário, um pátio coberto, um jardim sensorial, uma sala de amamentação, um lactário, um refeitório, uma cozinha industrial, dois vestiários, uma sala de diretoria, uma sala de secretaria, uma sala de professores e duas despensas. Cada espaço terá capacidade para atender 36 crianças por período. As creches ainda foram projetadas para facilitar a ampliação sem derrubar paredes, sendo construído apenas um anexo que também está dentro do projeto. Com a ampliação, a capacidade de atendimento sobe para 46 crianças por período.

“É o maior programa de construção de creches do Brasil, que mostra a preocupação do governo do Estado com a primeira infância, que é a fase da vida em que a criança tem a maior capacidade de absorver conhecimento. Esse programa também resolve o problema daquela mãe que muitas vezes acaba perdendo uma vaga de emprego por não ter um lugar adequado para deixar seu filho. E agora ela vai ter um bom lugar, onde ele vai aprender e ser bem cuidado. E também um problema dos prefeitos, com a defasagem de vagas disponíveis. Parabéns a Cambé e ao prefeito Conrado por nos acompanhar nesse investimento na educação infantil”, ressaltou o governador.

O prefeito Conrado Scheller também destaca a parceria, que já vem gerando frutos antes mesmo do anúncio desta terça. “Vim aqui para Curitiba agradecer ao governador pessoalmente pelo programa Infância Feliz, já que duas das 300 novas creches vão para a cidade de Cambé. Já estamos fazendo uma escola nova no Santa Isabel, CMEI do Ana Rosa, e agora mais duas creches também que o governo do estado destacou também através da nossa parceria. Já estivemos juntos esses dias anunciando obras, e agora estamos aqui com mais duas creches que somam-se a aqueles R$ 114 milhões. Cambé não para e vamos longe”, destacou.

Compartilhe