Após sete dias de intensa disputa, a 10ª edição da Olimpíada dos Idosos chegou ao fim na última sexta-feira (18). Ao todo, mais de 300 atletas acima de 60 anos, atendidos por programas da Prefeitura, disputaram 12 modalidades. No fim, após muita socialização, integração e valorização da prática de exercícios físicos, a turma do Viva a Vida Cambé II tarde se sagrou campeã geral feminina. No masculino, empate entre Viva a Vida Novo Bandeirantes e Viva Hidro. A Olimpíada dos Idosos é realizada pela Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Os idosos participantes da Olimpíada são dos projetos Viva a Vida Cambé Oportuniza; Centros de Convivência do Idoso do Novo Bandeirantes e Tupi; e Viva Hidro, que contam com programação semanal para cambeenses 60+ nas áreas de esporte, saúde e bem-estar e cultura. 

A 10ª edição contou com as seguintes modalidades: corrida do ovo na colher (masculino e feminino); basquete – relógio (Misto); prova do cadeado (misto); dominó (misto); jogo da velha (misto); bola ao alvo (misto); desafio da coordenação (masculino, feminino ou misto); passa bola (misto); disputa de pênaltis (masculino e feminino); prancha (misto); vôlei às escuras (misto) e dança de salão – forró (misto). Os atletas foram divididos entre naipes masculinos e femininos, em duas categorias: de 60 a 69 anos e acima de 70 anos, e contaram tanto com o transporte gratuito como a alimentação durante as atividades. Confira a classificação geral abaixo.

A Olimpíada dos Idosos, assim como as atividades regulares promovidas pela Secretaria, buscam garantir um impacto positivo no processo de envelhecimento e vida na terceira idade. Atividade física regular, culturais e recreativas melhoram a qualidade e expectativa de vida, funções orgânicas, autoestima, sociabilidade, independência pessoal e controle, tratamento e prevenção de doenças.

Maria Alexandre Lopes, a Lena, tem o esporte no DNA. Ela foi uma das pioneiras do futebol feminino em Londrina, nos anos 1980, e hoje participa das equipes de esporte adaptado em Cambé. “Essas atividades são ótimas. É muito gratificante participar, conhecer gente nova. E esse ano fomos melhores do que ano passado. A cada ano que passa conseguimos melhorar ainda mais. Temos o apoio da Secretaria e dos nossos professores. Participar das atividades aqui foi uma das melhores coisas que já aconteceu na minha vida. Gostaria de agradecer as minhas colegas, professores, Secretaria e ao prefeito por ações como essa”, disse.

Já Raimundo de Oliveira orgulhosamente conta que terminou a edição com cinco medalhas – duas de ouro, uma de prata e duas de bronze – e ressalta que os Jogos foram espetaculares. “Faz bem participar de atividades como essa, ajuda em tudo no corpo e na mente. Hoje, eu participo de tudo, do coral, basquete, vôlei, alongamento. Tudo que a Prefeitura nos fornece, eu estou na área”, concluiu aos risos.

O evento tem apoio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Cidadania, Saúde Pública e Educação e Cultura, e também dos Centros de Convivência do Idoso (CCIs) e Grupos de Terceira Idade do município.

 

Classificação geral da Olimpíada dos Idosos

Masculino

1º lugar: empate entre Novo Bandeirantes e Vida Hidro (36 pontos)
2º lugar: ILP (20 pontos)
3º lugar: Tupi (8 pontos)

 

Feminino

1° lugar: Cambé II tarde (37 pontos)
2° lugar: Silvino tarde (30 pontos)
3° lugar: Novo Bandeirantes (26 pontos)
4° lugar: Viva Hidro (18 pontos)
5° lugar: Cambé IV tarde (15 pontos)
6° lugar: empate entre Santo Amaro e CEJU (12 pontos)
7° lugar: Ana Eliza (10 pontos)
8° lugar: Tupi (9 pontos)
9° lugar: Silvino manhã (4 pontos)
10° lugar: Cambé V (3 pontos)
11° lugar: Cambé IV manhã (2 pontos)

Compartilhe