Um anseio de muitos anos da população local está saindo do papel novamente. As Prefeituras de Cambé e Prado Ferreira, produtores rurais e cooperativas se reuniram, em Cambé, para discutir a pavimentação da PR-536. Ao todo, são 18 quilômetros da via, que liga os dois municípios a partir da Estrada da Prata, em estrada de terra. O objetivo agora é desenvolver um projeto para a execução da obra, modernizando a rodovia e possibilitando um grande desenvolvimento para toda a região.

O primeiro encontro foi feito para explicar a intenção dos dois municípios em articular a obra junto ao governo do Estado. Inicialmente, é preciso que seja um feito um projeto local seguindo as normas definidas pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PR). Isso inclui estudos técnicos como de traçado, tráfego, geológico, ambiental, topográficos e outros; além de anteprojeto e projetos de terraplanagem, drenagem, pavimentação, sinalização, etc. O custo estimado é de R$ 1.2 milhão nesta etapa.

Há duas semanas secretários estaduais visitaram a Amepar, presidida pelo prefeito Conrado Scheller, para explicar e apresentar novos investimentos e sinalizar, justamente, a importância para cada município apresentar projetos de obras e melhorias nas áreas de infraestrutura, agricultura e desenvolvimento urbano para aquisição de recursos.

O prefeito de Cambé, Conrado Scheller, evidenciou isso e ainda destacou que a obra pode gerar um grande benefício para toda a região. “É o que nos foi falado, só precisa apresentar o projeto. Já temos esse diálogo e aproximação com o governador Ratinho Junior, com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e temos certeza que essa obra pode sair do papel. É um investimento que vai trazer muito desenvolvimento para a região, ajudar os dois municípios, os produtores rurais, a escoação de grãos. E, posteriormente, ainda vai ligar com o contorno norte e ser uma rota importante para a economia da região”, disse.

Silvio Damaceno, prefeito de Prado Ferreira, ressaltou que o projeto que é um sonho das duas cidades e dos agricultores. “Essa era uma obra que era para ter saído lá nos anos 1980 ainda. E hoje, estamos com a oportunidade de executar e realizar esse sonho, facilitar a vida das pessoas que dependem da rodovia. Tudo isso traz benefícios econômicos para as duas cidades, para os moradores, para quem trabalha na área rural. A logística hoje no agro é muito importante, ainda mais que o Contorno Norte vai sair por ali. Então, vai ligar toda a região ali do Vale do Paranapanema que pode usufruir dessa estrada e que vai ligar o porto de Paranaguá.”

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