A Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública, conquistou o prêmio regional da 20ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PR) e Conasems. O trabalho selecionado foi o “PSE: Saúde Nota 10, uma nova aula começa em Cambé! Relato de experiência do município de Cambé”, que retrata a experiência do programa Saúde na Escola no município.
Ao todo, 24 trabalhos foram inscritos na região, e somente dois, incluindo Cambé, foram selecionados para se apresentar na 20ª Mostra Nacional “Brasil, aqui tem SUS”, que acontece em Belo Horizonte, entre os dias 15 e 18 de junho. A ação também irá para o XXXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
Núbia Mara Francisquini, diretora do departamento de Atenção Básica da Secretaria, ressalta que a conquista demonstra o compromisso do município com a inovação, a intersetorialidade e a efetividade nas ações de promoção à saúde no ambiente escolar, fortalecendo o Sistema Único de Saúde com práticas exitosas e replicáveis. “Parabenizamos toda a equipe envolvida e reafirmamos nosso empenho contínuo em construir uma saúde pública de qualidade, humanizada e com foco na realidade do território”.
Programa Saúde na Escola
Em 2023 e 2024, a Secretaria de Saúde firmou um acordo com três escolas municipais para levar saúde e educação de forma divertida e integrada para mais de 500 alunos, de 0 a 15 anos, e seus familiares. Após os desafios impostos pela pandemia, o município apostou em estratégias lúdicas e intersetoriais para fortalecer a promoção da saúde no ambiente escolar. A grande novidade foi a criação da Gincana PSE com estações temáticas como combate ao mosquito da dengue, prevenção ao tabagismo, cultura da paz, vacinação, saúde bucal, saúde ocular, entre outras.
As ações foram planejadas pelo Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M), formado por profissionais da saúde como médicos, psicólogos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, técnicos, fonoaudiólogos, equipe de saúde bucal, vigilância ambiental e Secretaria de Educação. As atividades ocorreram em datas estratégicas, como o dia da família e a entrega de boletins, para facilitar a participação das famílias.
Em dois anos foram feitas 13 ações com mais de 600 carteiras vacinais avaliadas; 129 vacinas aplicadas; 680 testes de visão realizados, com mais de 220 encaminhamentos oftalmológicos; aumento da cobertura vacinal; e identificação precoce de déficits visuais.
A coordenadora da ação e responsável técnica pelo Saúde na Escola, Juliana Teruel, destaca que o prêmio representa o reconhecimento de um trabalho construído com muita dedicação e parceria entre as secretarias de Saúde e Educação. “Acreditamos que promover a saúde no ambiente escolar é fundamental para o desenvolvimento integral das nossas crianças e adolescentes. Essa ação nos permite levar orientações, prevenção e cuidados diretamente às escolas, fortalecendo hábitos saudáveis desde cedo e contribuindo para uma comunidade mais consciente, com estratégias simples, acolhedoras e transformando nossa saúde em nota 10”, disse.