Em uma oportunidade de mudar de vida, 40 jovens e adolescentes se inscreveram no programa Agentes de Cidadania, em uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado. Mensalmente, os agentes recebem bolsa de R$ 400 e multiplicam seus conhecimentos com a comunidade, ou atuam como monitores, nas atividades fornecidas pelo Centro da Juventude, através da Secretaria de Esportes e Lazer. Cambé tinha direito há 40 bolsas e todas as vagas foram preenchidas. Agora, a Secretaria vai fazer uma solicitação para ampliação dessas metas, e que mais pessoas possam ser beneficiadas.

O programa Agentes de Cidadania é desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Família do Governo do Estado. A ação dá a oportunidade para jovens e adolescentes de 14 a 24 anos levarem mais conhecimento para a comunidade. Os Agentes de Cidadania podem atuar como monitores junto a professores, ou apresentar um projeto para ministrar aulas ou oficinas com acompanhamento e assessoria de responsável.

A coordenadora do Centro da Juventude, Silmeri Rossi, explica ainda que o agente, antes de começar a atuar, precisa apresentar o projeto para a comissão do Centro composta pelo Conselho da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal da Assistência e o órgão gestor da Política de Assistência. Além disso, os Agentes também passam por formação durante o período, seja por oficinas ou mensalmente com um tema estadual. No dia 28, na sexta-feira da próxima semana, eles irão trabalhar com o tema violência contra a mulher e violência de gênero.

“Tínhamos aqui uma média de oito, nove agentes, e hoje conseguimos 40. E ficamos muito felizes porque sabemos que é um programa que faz diferença na vida deles. É o esporte, a Secretaria de Esporte e essa parceria do Governo do Estado com a Prefeitura contribuindo com o crescimento pessoal e profissional deles. É uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional dos agentes contemplados, tornando-se protagonistas no processo de ensino aprendizagem. Além disso, procuramos priorizar, principalmente, aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidades pessoal e social, visto que a bolsa pode auxiliar nos seus gastos pessoais, e muitos também conseguem contribuir com as despesas da casa”, destacou a coordenadora.

 

Atividades do Centro da Juventude

O Centro da Juventude, coordenado pela Secretaria de Esportes e Lazer, oferece diversas atividades e oficinas, esportivas e culturais, gratuitas para a comunidade. Com o auxílio dos 40 agentes, hoje, cerca de 600 pessoas estão matriculadas e tem acesso a aulas de arteterapia, balé, basquete, dança, desenho, futsal masculino, futsal misto, ginástica rítmica, handebol misto, judô, kickboxing, musculação, taekwondo, teatro, tênis de mesa, vôlei feminino, vôlei misto e wrestling.

O Centro da Juventude fica localizado na Avenida Pedro Viriato Parigot de Souza, 953.

Compartilhe