A Prefeitura de Cambé inaugura neste sábado (25) o Reabilita – Espaço Municipal de Saúde e Reabilitação. O local passou por uma revitalização estrutural e recebeu novos equipamentos. O Reabilita oferta fisioterapia e terapias em grupos à população que precisa de tratamento para se recuperar de alguma lesão ou por indicação médica para tratar alguma condição, e após a inauguração será ofertada também a hidroginástica. A reinauguração do espaço será a partir das 9h30 na sede do Reabilita, que fica na Avenida Canadá, n° 1.118. 

Larissa Góes Costa Basso, diretora de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, explica que o espaço recebeu a manutenção elétrica e hidráulica, reforma dos banheiros e vestiários (garantindo acessibilidade), nova pintura, adequação do refeitório, manutenção das calhas e telhados, climatização em todas as salas de atendimento, dentre outras coisas. “Além disso, ampliamos o Reabilita com a locação de um novo espaço ao lado da estrutura principal de atendimento ”, ressalta. 

Segundo ela, o objetivo é aumentar o número de atendimentos considerando a demanda que tem aumentado. “Além disso, vamos melhorar a qualidade do serviço prestado e passar a realizar atendimentos em grupo”, explica. Durante a reforma, os atendimentos não foram suspensos: “eles aconteciam dentro do próprio espaço, apenas sendo remanejados quando necessário”.

Segundo a diretora, além da reforma, o Reabilita investiu na aquisição de novos aparelhos e materiais que são utilizados durante os atendimentos, como equipamentos de ultrassonografia, caneleiras, halteres, theraband (faixa elástica), incentivador de fluxo inspiratório, barras paralelas, dentre diversos outros aparelhos. Basso ainda esclarece que a clínica presta o serviço de fisioterapia nas áreas ortopédica, neurológica, cardiorrespiratória, pediátrica e uroginecológica. “A partir da reinauguração, em parceria com a Secretaria de Esportes, nós também vamos ofertar a hidroginástica”, explica.

O serviço de fisioterapia está disponível para toda a população, uma vez que tenha indicação (pedido) médica pelo SUS. Para a hidroginástica, os interessados devem preencher uma ficha de cadastro no próprio Reabilita, e aguardar a abertura de novas vagas. A oferta é para pessoas com 60 anos ou mais, obesos mórbidos e gestantes. “Um espaço revitalizado e aparelhos adequados trazem mais segurança e qualidade ao serviço que é prestado aos pacientes”, ressalta.

Já a hidroginástica estará disponível para quem tem mais de 60 anos de idade, obesos mórbidos e gestantes. As turmas terão duração de seis meses para que mais pessoas possam ser atendidas. Os interessados devem preencher uma ficha de cadastro na secretaria do Reabilita, aguardar a avaliação pelas professoras e abertura de novas turmas para avaliação.

 

Compartilhe