Você tem 60 anos ou mais e participa de alguma atividade ofertada pelo município? Então não perca essa oportunidade! A Secretaria de Esportes vai realizar a VII Olimpíada dos Idosos de Cambé entre os dias 08 e 11 de novembro. Nos dias do evento, os idosos vão competir em diversas modalidades de esportes e atividades adaptadas para essa população. Os interessados podem se inscrever até o dia 28 de outubro diretamente com os professores do Cambé Oportuniza.
Eduardo Pereira Fiel está na equipe que organiza o evento e explica que o objetivo da competição é valorizar e estimular a prática de exercícios físicos entre os idosos, já que isso auxilia na saúde e no bem-estar dessa população. “Esse tipo de atividade resgata a autoestima e melhora o convívio social dos idosos”, ressalta. Segundo ele, podem participar da competição todos os idosos com 60 anos ou mais que frequentam alguma das atividades do Programa Viva a Vida (Cambé Oportuniza). Atualmente, mais de 550 idosos participam das atividades.
A abertura da Olimpíada dos Idosos será no dia 08 de novembro no Ginásio de Esportes João de Deus Almeida (Rua Carlos Sawade, 186), a partir das 19h, e terá o desfile dos participantes, apresentações artísticas e culturais e a primeira prova da competição: a corrida do ovo na colher. Nos dias 09, 10 e 11 de novembro, os idosos disputarão atividades e esportes adaptados como: basquete (lance livre), bola ao alvo, boliche, dança de salão, cobrança de pênaltis, dominó, passa a bola e vôlei adaptado.
Todos os participantes vão receber uma medalha de participação e os cinco grupos mais bem colocados vão ganhar troféus. A expectativa é de que mais de 300 idosos participem das atividades. Telma Gamba, secretária de Esporte, comemora o retorno desse evento para a cidade, que acontece desde 2013 mas foi paralisado em 2020 e 2021 por conta da pandemia. “Cambé é pioneira no Paraná com esse tipo de competição e os idosos aguardam ansiosos o ano todo por esse momento. A Olimpíada dos Idosos traz toda essa parte da atividade física, mas também a sociabilidade e o bem-estar dos idosos e uma pitada de competição saudável entre eles”, pontua.