Comprar um livro já é bom, mas comprar um livro e ajudar um projeto de inclusão esportiva é melhor ainda melhor. No próximo dia 13 de agosto acontece o lançamento do livro “Cair e Levantar: o judô na vida do sensei Liogi”, escrito pelo historiador Rogério Ivano. O livro conta a trajetória de vida do sensei Liogi Suzuki, relembrando momentos marcantes que aconteceram ao longo de sua carreira. Liogi Suzuki também é embaixador do projeto “Judô Para Todos” e vai destinar 40% da renda arrecadada com a venda dos livros para o projeto cambeense de inclusão esportiva de crianças com deficiência intelectual.
Marcelo Missaka, judoca e professor da Escola de Lutas de Cambé, conta que o projeto “Judô Para Todos” existe desde 2018 e é uma parceria entre a Secretaria de Esportes e a Secretaria de Educação. Segundo ele, o projeto oferece aulas de judô para as crianças matriculadas na rede municipal que possuem algum tipo de deficiência intelectual, como síndrome de Down ou paralisia cerebral. O projeto atende mais de 50 alunos de cinco escolas municipais de Cambé: Irmã Hilda Soares, Symphoriano Kopf, Alvorada, José de Anchieta e Lourdes Gobi Rodrigues.
Missaka destaca que o sensei Liogi Suzuki apadrinhou o projeto no mesmo ano em que ele foi criado e acompanha todas as competições em que os alunos do “Judô Para Todos” participam. “E ele não só acompanha, mas também veste o kimono e treina com as crianças. Mesmo com 80 anos, ele não deixa de participar de nada e ainda nos ajuda com questões sobre os treinamentos e competições”, conta. As atividades do “Judô Para Todos” acontecem uma vez por semana no contraturno das aulas. Um ônibus do município busca as crianças e as professoras nas escolas para levar até a Escola de Lutas, local dos treinos.
“Nós ficamos muito felizes quando o sensei Liogi Suzuki se tornou nosso embaixador. Por conta da pandemia, nós tivemos que suspender as atividades por quase dois anos, mas agora estamos retornando com força total”, esclarece. Missaka também conta que Liogi Suzuki é faixa vermelha 9°dan, o mais alto nível do judô paranaense e, em 1967, foi o primeiro brasileiro a ganhar uma medalha em competições internacionais do esporte, conquistando o vice-campeonato mundial de judô. “Ele já foi campeão paranaense, brasileiro e sul-americano de judô e também é um dos fundadores da Federação Paranaense de Judô, é economista, educador físico, proprietário de uma academia de judô em Londrina, dentre diversas outras coisas”, enumera.
Marcelo Missaka destaca que o livro sobre a história de vida do sensei Liogi foi escrito pelo historiador e aluno dele, Rogério Ivano. “É um livro que conta a história da vida dele, os momentos mais importantes, como o vice-campeonato mundial em Portugal, que foi algo que abriu o caminho para que o judô brasileiro conquistasse seu espaço no mundo. Ele também conta sobre o infarto que teve e que o deixou 40 minutos desacordado”, antecipa Missaka.
Segundo ele, por ser um dos embaixadores do projeto, o sensei Liogi decidiu ajudar o “Judô Para Todos” com parte da renda arrecadada com a venda do livro. Missaka explica que 40% do valor será revertido para o projeto cambeense, 40% vai para outros projetos sociais de Londrina e o restante será revertido para reforma da academia de lutas do sensei Liogi. Missaka ressalta que a expectativa inicial é de vender 800 livros. “Isso traria por volta de R$ 10 mil para o projeto, que pretendemos utilizar para renovar alguns equipamentos e levar as crianças para uma competição mais longe, em Curitiba ou Foz do Iguaçu”, esclarece. Missaka explica que a intenção é fazer com que os alunos participem de uma competição e também conheçam um local novo, já que isso pode motivá-los cada vez mais. “As crianças já foram em algumas competições de Londrina e Ibiporã, mas é importante levá-las mais longe, mostrar outros cantinhos do estado por meio do esporte”, pontua.
O lançamento do livro será no dia 13 de agosto, às 9h, na Biblioteca Municipal de Cambé, que fica na Rua Pará, 161 – Centro. O livro custa R$50 e o sensei Liogi Suzuki estará presente no dia para uma manhã de autógrafos. Quem não puder comparecer na data, pode adquirir um exemplar no site da Federação Paranaense de Judô (https://www.fprjudo.com.br/), por meio das redes sociais da Escola de Lutas (intragram.com/lutascambe ou facebook.com/judocambe/) ou pelo telefone (43) 998823-5800.
“Nós convidamos toda a população a participar desse lançamento e, também, a adquirir um livro. O sensei Liogi é um ícone para todo o judô nacional e o livro dele conta uma pequena parte dessa história incrível que é a vida e a carreira dele. Além disso, quem comprar também vai estar ajudando o nosso projeto e tantos outros projetos da região”, finaliza Missaka.