A sexta-feira está sendo de muito aprendizado para 20 servidores municipais, que estão recebendo uma capacitação a respeito das novas atualizações nas regras para concursos públicos e para PSS (Processo Seletivo Simplificado). Os funcionários da Secretaria de Administração Pública estão reunidos na manhã de hoje, dia 01 de julho, para o curso “Admissão de Pessoal em Concurso Público”, que acontece durante todo o dia. O curso tem carga horária de oito horas e é ministrado pelo Instituto Brasil de Inteligência em Administração Pública (Ibrap), de São Paulo.
Segundo Evandro Brandelik, diretor de Recursos Humanos da Prefeitura de Cambé, o curso vai atualizar os servidores a respeito das novas regras, como vagas preferenciais e nomenclaturas. “Antes, para designar pessoas com deficiência, o termo utilizado era ‘portador de deficiência’, agora, nos editais, deve constar o termo ‘portador de necessidades especiais'”, destaca. Também de acordo com Brandelik, o curso vai servir para atualizar os percentuais de vagas destinadas às cotas, como para afrodescendentes, que já existiam, mas que podem variar. “Os servidores que estão nessa capacitação são aqueles que organizam todos os editais, do começo ao fim, então é essencial que eles estejam cientes dessas novas regras, mesmo que isso já viesse sendo discutido”, afirma.
O curso também vai abranger aspectos mais técnicos a respeito dos concursos públicos, como as formas de publicação, os períodos de inscrição, como devem ser as provas, o período de recurso e as convocações. “Todas essas informações vão ser úteis para os concursos futuros e também para os atuais, já que vamos começar a convocar os arquitetos que foram selecionados neste último PSS na próxima semana”, destaca.
Brandelik ainda ressalta que já estão sendo desenvolvidos editais para dois novos Processos Seletivos Simplificados, com vagas para engenheiro civil e analista programador, além de um concurso público com vagas para diversas áreas. “A nossa expectativa é de que as inscrições comecem já em setembro e que a prova seja aplicada neste ano, mas ainda precisamos concluir a parte da definição e descrição dos cargos”, finaliza.

Compartilhe