A Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria de Obras, segue revitalizando as áreas rurais da cidade de acordo com o cronograma definido pela pasta. Neste ano, já foram revitalizados mais de 21 quilômetros de vias rurais. As principais estradas que receberam essa manutenção no início do ano foram: Estrada do Cateto; Estrada da Warta; e Estrada do Conan. A Estrada da Esperança e a estrada que vai para o Campos do Conde também foram revitalizadas, mas apenas em trechos específicos.
Manoel Cícero dos Santos, secretário de Obras da Prefeitura de Cambé, explica que essas revitalizações já estão inclusas no calendário, mas também acontecem de acordo com a necessidade, quando surgem buracos ou algum outro problema. Segundo o secretário, a prioridade na recuperação é das vias que são utilizadas para escoamento de produtos, como grãos e hortifruti, e das vias em que as vans escolares transitam com alunos. “Essas estradas devem estar sempre em perfeitas condições, porque se tem algum buraco, algum caminhão pode acabar tombando ou uma criança pode se machucar dentro da van”, pontua dos Santos.
Na Estrada da Esperança, por exemplo, o trecho revitalizado fica em frente à escola municipal Hugo Simas. “Nesse local, a rua é asfaltada, mas a marginal que é utilizada por quem vai deixar alguma criança na escola ainda não é pavimentada”, explica. Nesta semana, a estrada que dá acesso ao Recanto Lago Azul também está sendo melhorada: “apenas nesse local, vão ser revitalizados trechos específicos que juntos somam mais de quatro quilômetros de extensão”. Nessa estrada, os trabalhos vão continuar até a próxima semana.
Para garantir uma melhor trafegabilidade nessas estradas, o material utilizado é o moledo. “É uma pedra mais macia, que esfarela após a compactação e fica melhor para trafegar em dias chuvosos, porque não faz a via ficar com muito barro e evita que os veículos encalhem”, esclarece Manoel Cícero dos Santos. Também de acordo com ele, na maioria das vezes o moledo é doado pelos próprios moradores. “Além das vias, nós também fazemos a manutenção das pontes, fazendo reparos estruturais e de segurança, como a recuperação dos assoalhos”, finaliza.
Estrada da Prata
Na manhã desta terça-feira (22), uma reunião foi realizada para definir a recuperação de parte da Estrada da Prata, que liga à cidade às áreas rurais e ao município de Bela Vista do Paraíso. A reunião contou com a presença da representante dos moradores da região, Fernanda Nadur. Segundo ela, os principais problemas da via são os buracos, a poeira e o barro que fica na estrada em dias de chuva. “Nós queremos uma solução emergencial para melhorar o tráfego dos caminhões, das vans e dos carros até que uma medida definitiva seja tomada no local”, explica.
Manoel Cícero dos Santos esclarece que nesta semana vai ser feita uma avaliação da via e, já nos próximos dias, a revitalização da via deve começar. Entretanto, segundo ele, o recape vai ser feito nos trechos que ainda não são pavimentados. “A parte da estrada asfaltada é de responsabilidade do Governo do Estado, por isso nós vamos temos que enviar um pedido de recapeamento total da via para eles”, explica. Ainda de acordo com ele, a pasta vai fazer reparos emergenciais, como tapar os buracos com raspa de asfalto. “Na parte não pavimentada, nós vamos aplicar o moledo em 13 quilômetros não contínuos de via, que vai amenizar o problema com o barro e a poeira e tapar todos os buracos”, finaliza.
Sob a supervisão de Thiago Mossini