A Secretaria de Saúde de Cambé recebeu R$1 milhão em emendas parlamentares indicadas pelo então deputado federal Boca Aberta. Ele esteve na Prefeitura de Cambé recentemente para fazer a entrega formal da verba. O dinheiro entra no orçamento da Secretaria de Saúde como recursos para a Atenção Básica, ou seja, para custeio das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ele pode ser aplicado apenas em serviços dos postos de saúde.

“É um recurso de custeio, que não pode ser utilizado para investimentos, como comprar equipamentos por exemplo”, explica Talita Maria Bengozi Gozi, diretora de planejamento do Município. Esse dinheiro é investido em insumos e despesas mensais como, por exemplo, equipamento de proteção individual, água, luz, telefone e em materiais odontológicos, esclarece Gozi.

“Por lei, o município tem que aplicar 15% dos recursos em saúde. Cambé sempre aplica mais do que este valor, gastando mais de R$ 83 milhões ao ano só com a Secretaria de Saúde. Ou seja, o município investe muito em saúde”, acrescenta a diretora.

Compartilhe