O programa Cambé que Acolhe da Secretaria de Assistência Social está com o cadastro aberto para grupos voluntários que desejem participar das ações do projeto. O cadastro deve ser feito pelo link https://forms.gle/aeuS1it7bBD55fWn9 e não é necessário que o grupo voluntário tenha CNPJ, mas precisa atender voluntariamente famílias da região.
Segundo Lucilene Diorio, secretária de Assistência Social, após o cadastro desses grupos, eles devem entregar uma lista com as famílias que atendem e que precisam de doações, que depois será encaminhada ao Cras (Centro de Referência em Assistência Social). “Se a família que o grupo indicou precisa de alimentos, nós vamos fazer essa doação, mas uma equipe do Cras também vai fazer uma visita para ver se a família está apta para receber outros auxílios, como o programa Luz Fraterna”, explica a secretária. A Secretaria de Assistência Social conta atualmente com 19 grupos voluntários que já fazem esse trabalho.
Diorio explica que o programa Cambé que Acolhe, criado em março deste ano, já ajudou mais de 185 famílias da cidade, com doações de roupas, alimentos e móveis. “Junto com a Vacinação Solidária, nós conseguimos arrecadar e doar cerca de três toneladas de alimentos”, esclarece a secretária. Ainda de acordo com ela, a ideia é que esse seja um programa contínuo de arrecadação e distribuição de doações, visando atender situações emergenciais – como os estragos causados pelas fortes chuvas de março – e famílias em situação de vulnerabilidade social.
Para quem quiser fazer alguma doação de roupas, alimentos e móveis, o telefone para contato é o 3174-0244 – falar com Rosângela. “Nós pedimos que as pessoas se atentem ao estado do produto, temos que doar aquilo que gostaríamos de receber”, finaliza Lucilene Diorio.