A Secretaria Municipal de Saúde Pública está implantando um novo protocolo assistencial para dor torácica em Cambé. Nesta semana, cerca de 100 profissionais da UPA e do 24H foram capacitados em dois dias de formação. O objetivo é agilizar o diagnóstico, padronizar o atendimento e aumentar a segurança de pacientes que procuram o serviço com dores no peito.

O novo protocolo estabelece fluxos claros desde a chegada do paciente à unidade, com: classificação de risco mais rápida, padronização de exames iniciais, critérios mais objetivos para encaminhamento e tratamento, e redução do tempo para diagnósticos de condições graves. Isso porque a dor torácica é um dos sintomas que mais gera preocupação em pacientes e profissionais da saúde, já que pode estar associada a problemas graves como infarto, ou alterações musculares, respiratórias ou gastrointestinais.

Como parte da implantação do protocolo, os médicos plantonistas da UPA e da unidade 24h de Cambé participaram nesta semana de uma capacitação feita pelo cardiologista Dr. Murilo Ichikawa. A formação contou com atualização científica da área, reconhecimento precoce de sinais de gravidade e condutas baseadas em evidências.

A Dr.ᵃ Valéria Barbosa, responsável técnica pelo serviço, destaca que a implantação do protocolo reforça o compromisso com a qualidade da assistência e com a segurança do paciente, garantindo que casos graves sejam identificados e tratados com a máxima prioridade. “É um avanço importante na organização do atendimento de urgência e emergência em Cambé, que vai garantir mais eficiência, precisão clínica e maior segurança para a população”, disse.

 

Quando procurar a UPA ou 24h por dor no peito?

Como o sintoma gera de fato preocupação, entenda quando buscar ajuda ao sentir dor no peito. A população deve buscar atendimento imediato na UPA ou 24h em casos de dores acompanhadas de falta de ar, suor frio, náuseas ou vômitos, dor irradiando para braço, costas ou mandíbula, e tontura ou mal-estar intenso.

Caso não tenha meios de locomoção, esteja sozinho, ou tenha dúvidas sobre a gravidade dos sintomas, acione o SAMU pelo telefone 192, para ter um atendimento pré-hospitalar rápido e seguro.

A UPA fica localizada na Rua Carajás, 479, no Jardim Tupi. Já o 24h fica na esquina das Ruas Londrina e Antonina, no Jardim Ana Eliza.

Compartilhe