Com segurança administrativa e pleno desenvolvimento, Cambé teve um 2025 aquecido na geração de empregos. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município criou mais de 16 mil empregos com registro em carteira assinada no último ano. Esse é o melhor resultado desde que a plataforma foi criada pelo Ministério do Trabalho, em janeiro de 2020.

Ao todo, Cambé teve 16.063 contratações e 15.534 desligamentos, resultando em saldo positivo de 529 novas vagas de emprego. Dos principais setores empregatícios, o comércio foi o que mais contratou no último ano, com 6.277 admissões. Logo atrás vem indústria, com 4.297 novas vagas; serviços, com 4.256; construção, com 1.107; e agropecuária, com 126.

Em 2025, foram contratados 9.843 homens e 6.220 mulheres. Do total, foram registradas 11.212 contratações de pessoas com ensino médio completo e 1.133 de pessoas com ensino superior completo. Das mais de 16 mil contratações, destacam-se 4.564 na faixa de 18 a 24 anos, 4.313 com mais de 40 anos, 3.791 de 30 a 39 anos e 2.757 entre 25 e 29 anos.

O prefeito Conrado Scheller destaca que Cambé apresenta situação diferente a muitos municípios graças ao desenvolvimento e qualidade de vida, mas também à força do trabalhador cambeense. “São eles que lutam, trabalham e nos ajudam a ter um município forte, sólido, que não apresenta crises como muitos outros que estão com dificuldades. Buscamos sempre estar do lado do empresário, do trabalhador, de quem entende o valor do trabalho. Por isso que ano após ano esses índices aumentam e Cambé se coloca em local de destaque na geração de emprego.”

Eduardo Cazarim, secretário municipal de Trabalho e Profissionalização, celebrou os números e destacou que o objetivo é garantir ainda mais oportunidades, ofertas de vagas, efetivação das contratações e oportunidades de mudanças de vida com qualificação da mão de obra. “Estamos trabalhando para avançar muito mais através do trabalho que a gente está realizando, oferecendo uma qualificação na mão de obra e atendendo as demandas das empresas do comércio, a indústria, os prestadores de serviços. A meta para 2026 é avançar na qualificação, oferecer cursos para qualificação da mão de obra. É assim que esses números vão continuar crescendo. Cambé, assim como o estado do Paraná, vem na contramão de muitos estados, muitas cidades do Brasil que fecham as suas vagas de emprego e vivem estagnados. Cambé não, Cambé é uma cidade que continua evoluindo, crescendo juntamente com as indústrias, o comércio, os prestadores de serviços, o agro que é muito forte. A gente percebe que o movimento continua muito forte para que todos se instalem aqui em nossa cidade em função desse momento especial”, disse.

Compartilhe