
A hanseníase tem cura gratuita pelo SUS. Em caso de sintomas, procure a UBS mais próxima (Reprodução/Freepik)
Janeiro está chegando ao fim, assim como a campanha com foco na conscientização, orientação e enfrentamento contra a hanseníase. No entanto, essa é uma doença que deve ser levada com atenção durante todo o ano. É fundamental que todos conheçam os sintomas, forma de transmissão e que o tratamento é totalmente gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS).
E para que todos tenham acesso à informação, e afaste um pouco do preconceito e estigma sobre a hanseníase, conversamos com a enfermeira, coordenadora do 24 Horas e doutora em infectologia com ênfase na hanseníase, Laís Gonçalves, para entender o que é verdade e o que é mentira sobre a doença.
A hanseníase já foi extinta no Brasil – Mentira ❌
A enfermeira destaca que muitas pessoas têm a falsa impressão de que a doença não existe mais no Brasil, mas isso não é verdade. Em levantamento de setembro de 2025, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou que o Brasil segue como o segundo país no mundo com mais casos de hanseníase. Em 2024, foram registrados 22.129 novos casos da doença, atrás apenas da Índia no mundo todo. Apesar dos avanços, a hanseníase ainda enfrenta desafios, estigmas e muita gente sofre justamente com a falta de informação.
A hanseníase é uma doença transmitida de pessoa para pessoa – Verdade ✅
Gonçalves explica que a hanseníase é transmitida pelo ar. Porém, nem todas as pessoas pegam a doença se tiverem contato com um infectado. “A transmissão vai acontecer de pessoa para pessoa naqueles indivíduos que moram juntos, com convívio social íntimo e prolongado. Ela é transmitida se o infectado está com a doença há muito tempo, e sem o tratamento. Então, aqueles pacientes identificados com a hanseníase logo no começo da doença e que recebem o tratamento, não transmitem mais”, disse.
Todo paciente com hanseníase tem manchas – Mentira ❌
A maioria das pessoas, de fato, apresentam manchas brancas, avermelhadas ou acastanhadas como o primeiro sinal da hanseníase. Mas segundo a enfermeira, nem todo paciente vai apresentar essas manchas. Alguns pacientes têm a doença neural pura, que não apresenta manchas visíveis.
“E é importante explicar os principais sintomas da hanseníase. São sinais de alerta: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas – as avermelhadas e acastanhadas podem vir acompanhadas de bordas elevadas. Também pode ter formigamento de mãos e pés; perda de sensibilidade, principalmente tátil para calor ou dor, alguns pacientes se queimam sem sentir, por exemplo; perda de pelos em alguma região específica do corpo; regiões sem suor; entre outros”, apresentou Gonçalves.
A hanseníase pode causar deficiências físicas – Verdade ✅
A hanseníase pode causar deficiências físicas, principalmente para aqueles pacientes que não têm o diagnóstico precoce. A doutora em infectologia explica que pacientes que já têm a hanseníase por um tempo, começam a apresentar deficiências físicas por graus. “O primeiro grau da deficiência física é caracterizado pela perda de sensibilidade da pele. Com o tempo, isso vai se agravando e o paciente pode apresentar deformidades, principalmente em olhos, mãos e pés. São condições como mãos em garras, pés em garras, olho que não fecha, dificuldade para piscar, pálpebra que cai. Esses são os principais sintomas daqueles pacientes que já evoluíram com a deficiência física.”
A hanseníase pode ser transmitida por toque físico, como abraço e beijo – Mentira ❌
Há muito tempo, destaca a coordenadora do 24 Horas, algumas pessoas consideravam que pacientes com hanseníase transmitiam a doença dessa forma. No abraço, no toque, no contato físico ou beijo. Mas isso é mentira. Hoje já é comprovado que pacientes com hanseníase só transmitem a doença se não estiverem em tratamento, e após um longo tempo com a doença. “Se você encontrar uma pessoa com hanseníase e quiser abraçar, está liberado”, expressou.
É preciso pagar o tratamento da doença – Mentira ❌
Não é preciso pagar pelo tratamento da doença. Se alguém cobrar o tratamento está fazendo errado. O tratamento é integralmente fornecido pelo SUS, nas Unidades Básicas de Saúde de Cambé. Todas as medicações, ao longo de todo o tratamento, fornecido integralmente sem custo nenhum.
Uma vez curado, o paciente nunca mais vai ter hanseníase – Mentira ❌
Mesmo após o término do tratamento, pacientes considerados curados podem apresentar a hanseníase de novo, seja recidiva ou por caso novo. A enfermeira alerta que os pacientes, continuem comparecendo na unidade de saúde para fazer as avaliações, conforme a orientação do profissional.
Pacientes com hanseníase precisam ser isolados da família – Mentira ❌
Laís relembra que há muitos anos, existiam os casos dos leprosários, onde pacientes identificados com hanseníase eram isolados e perdiam completamente o contato com a família ou com a sociedade. “Mas hoje se sabe que esses pacientes podem conviver normalmente em sociedade, podem trabalhar, ter a mesma qualidade de vida que tinham antes da doença. O importante é sempre começar o tratamento. Uma vez iniciado o tratamento, esse paciente para de transmitir a doença”, salientou.
Compartilhe a informação para que todos conheçam os sintomas, evite o preconceito e possamos diminuir os índices. Clique aqui e assista o vídeo sobre verdades e mentiras da hanseníase.
