A Prefeitura de Cambé deu início ao projeto de modernização da cidade voltado à iluminação pública e à implantação de serviços digitais integrados, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). A iniciativa visa tornar o município mais eficiente, seguro e conectado, utilizando tecnologia de ponta a serviço da população.
O projeto prevê a modernização e ampliação da rede de iluminação pública, com a substituição das luminárias convencionais por tecnologia em LED, que garante maior eficiência energética, redução no consumo de energia e melhoria significativa na qualidade da iluminação urbana. Além disso, a PPP contempla a implantação de diversos serviços digitais que irão fortalecer a segurança pública, a mobilidade urbana e a gestão dos serviços de Cambé. Entre as soluções previstas estão sistemas inteligentes de monitoramento de tráfego, controle e integração de semáforos, rede de fibra óptica para conexão dos prédios públicos e sistemas de câmeras com reconhecimento facial e veicular.
O prefeito Conrado Scheller destacou a importância do projeto, que vai impactar diretamente a vida dos cambeenses. “É um investimento no futuro do município. Cambé vai ter serviços de excelência e tecnologia de ponta que vai garantir mais qualidade de vida, segurança, eficiência e conectividade, tanto para quem utiliza, como para quem gere. Os municípios que não olharem para soluções inteligentes e inovadoras, vão ficar para trás, e já estamos bem adiantados quanto a isso”, disse.
O secretário de Obras e Serviços Públicos, Antônio Carlos Barreto Junior, explica que esse é um grande passo para o município. ‘’A reunião de partida dá início aos estudos de viabilidade do projeto na cidade, que pode definir investimentos para 15, 20, 25 anos. Então, estabelecer essa parceria em forma de concessão, vai potencializar a qualidade do serviço prestado ao cambeense no futuro’’, destaca Barreto.
Inovação, efetividade e redução de custos

Equipes da Prefeitura, Caixa e empresas parceiras estiveram presente no lançamento do projeto da PPP (Bárbara Santos/Prefeitura de Cambé)
A parceria, com prazo determinado, não se trata de privatização. O setor privado atuará como prestador de serviços, com remuneração vinculada ao desempenho e à qualidade dos serviços entregues. Os riscos do projeto são assumidos pela empresa, garantindo inovação, eficiência operacional e redução de custos para o município.
O cronograma do projeto prevê um período estimado entre 18 e 24 meses dedicado às etapas de planejamento, diagnóstico e elaboração dos estudos técnicos, econômicos, financeiros, jurídicos e ambientais. Esse processo garante uma modelagem consistente e segura, culminando na realização da licitação e na posterior contratação da parceria, assegurando a sustentabilidade e a eficiência do projeto ao longo de toda a concessão. Cambé atuará na gestão do contrato, com consultorias da Caixa e também da Fundação Getúlio Vargas.
Para o superintendente de rede da Caixa, Ederson Claudio Negri, iniciativas como esta demonstram o compromisso de Cambé com a modernização da gestão pública. ‘’Nosso papel é contribuir para o município ter um projeto bem dimensionado, equilibrado do ponto de vista de riscos e com mecanismos claros de desempenho, garantindo eficiência, transparência e segurança jurídica ao longo de toda a concessão’’, explica.
