A Prefeitura de Cambé, através da Secretaria Municipal de Saúde Pública, divulgou o balanço de ações da campanha de Novembro Azul, voltada à promoção da saúde do homem. Ao todo, foram feitos mais de mil atendimentos no último mês, entre médicos, exames, vacinas e odontologias. O serviço se estendeu para fora das unidades de saúde, com palestras em empresas, reforçando a estratégia de levar informação, prevenção e atendimento até o homem.
Foram feitas duas edições do Sábado Azul, quando todas as Unidades Básicas de Saúde estiveram abertas com atendimento exclusivo voltado para a saúde dos homens. Os dois dias tiveram grande aceitação do público, com 332 atendimentos médicos, 219 atendimentos em odontologia, 147 avaliações do estado vacinal, 98 testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites virais e 86 vacinas aplicadas.
A Prefeitura também promoveu ações extra-muro, quando o serviço de saúde é feito fora das unidades. Ao longo do mês, foram 11 palestras ministradas em empresas, igrejas e diferentes espaços da comunidade. Nessas atividades externas, o médico da Secretaria de Saúde, Dr. Thadeu, desenvolveu pelo segundo ano consecutivo a ação Pit Stop da Saúde do Homem, realizando atendimento em 74 trabalhadores em empresas da cidade. A programação contou ainda com orientações sobre saúde bucal, conduzidas pelo cirurgião-dentista da Secretaria de Saúde, Thiago Hayashi, que realizou 54 avaliações odontológicas durante as visitas às instituições.
O Novembro Azul surgiu para ampliar o cuidado integral à população masculina, atuando simultaneamente nas unidades e nos locais onde os homens estão, fortalecendo a prevenção e a promoção da saúde. E para a secretária municipal de Saúde, Talita Bengozi, o saldo é super positivo, com ações internas e extra-muros sendo bem aceitas e com grande adesão.
“Temos percebido que a cada ano a adesão dos homens ao plantão da saúde e as ações extra-muros têm aumentado. E isso é super positivo. Nós precisamos trabalhar a prevenção, e todos sabem o quanto que é difícil conseguir que eles entendam e procurem os serviços. Culturalmente, os homens procuram menos os serviços de saúde, e até por isso a mortalidade é maior entre esse público. Mas temos visto, com essas ações, que a população tem aderido e isso traz um impacto bom. Significa que os homens estão buscando a prevenção, identificando problemas de saúde previamente para não ter uma agudização da doença ou de algo que tenha acompanhado ele. Então, a Secretaria de Saúde de Cambé fica bastante feliz com esse saldo e também motivados a continuarmos ampliando a cada ano a oferta desse serviço para essa população”, ressaltou a secretária.
Agora foco é nas ações do Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do HIV/AIDS e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Ao longo do mês, a Secretaria Municipal de Saúde Pública vai disponibilizar testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, sem necessidade de agendamento prévio; e distribuição gratuita de insumos de prevenção, como preservativos e gel lubrificante, entre outras ações. Confira a programação completa clicando aqui.
