Cambé mais uma vez se destaca no cenário esportivo estadual. Cinco atletas do município foram convocadas para integrar o laboratório da Seleção Paranaense Sub-16, etapa preparatória que antecede a definição da equipe que representará o Paraná no CBS 2026 – Sub-16, uma das principais competições da categoria no país.
Entre os dias 18 e 20 de dezembro, Cambé será sede dessa fase decisiva da seletiva, recebendo atletas e comissão técnica para avaliações técnicas e táticas que visam montar a equipe oficial do estado. A seleção será comandada pelo professor Miro, técnico do município de Marechal Cândido Rondon, referência no trabalho com categorias de base.
As atletas cambeenses convocadas são as levantadoras Nathalia Domiciano e Lorena Maria de Oliveira, a ponteira Isadora Moraes, a líbero Melissa Devarao e a central Julia Gamba. A convocação das jogadoras reforça a qualidade do trabalho desenvolvido no município e o comprometimento das atletas com o alto rendimento esportivo.
O técnico Reginaldo Mazzola fala da importância do apoio do município para o trabalho desenvolvido com as atletas. “E esse reflexo é dentro de quadra, com um projeto fortalecido, com competições de alto nível e colocando em evidência as nossas atletas no cenário esportivo do Paraná. Esperamos que aí na sequência elas consigam avançar, porque a gente sabe também que a seletiva é um primeiro passo para se chegar à seleção principal”
Para a levantadora Lorena Maria, a convocação trouxe à tona várias emoções. “Na hora senti várias emoções ao mesmo tempo: felicidade, medo, surpresa”.
A atleta também falou do sentimento de representar a cidade de Cambé. “Representar minha cidade no laboratório é algo muito significativo pra mim porque essa cidade já me levou a várias competições. Eu vou estar retribuindo tudo que Cambé já fez por mim e pelas outras meninas, porque se eles não tivessem nos levado aos campeonatos, eu não estaria aqui, sendo convocada para o laboratório da seleção paranaense de vôlei”.
Já a ponteira Isadora Moraes falou da importância da comissão tecnica para chegar até a convocação. “O professor Mazzola sempre acreditou em mim, e sempre procurou me ajudar para eu conseguisse evoluir. Sou muito persistente e movida por desafios. Tenho muito q agradecer ao projeto Cambé Vôlei, durante todo esse tempo tive a oportunidade de conhecer várias cidades e agora tenho a oportunidade de participar do laboratório da Seleção Paranaense e representar a minha cidade”.
A participação das atletas neste laboratório conta com o apoio da Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Além dos treinos do projeto Cambé Vôlei, Todas as convocadas são beneficiárias do programa Bolsa Atleta, iniciativa que contribui para a continuidade do treinamento e o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao esporte de base no município.
Escrito por Ana Casasanta, sob supervisão de Thiago Mossini
