
A Prefeitura ofereceu ramalhetes com hortaliças produzidas nas hortas comunitárias de Cambé
A Prefeitura de Cambé, através das Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente e Educação e Cultura, esteve presente em evento estadual em alusão ao Dia Mundial da Alimentação Saudável nesta quinta-feira (16). A ação visa mobilizar a sociedade em torno de questões fundamentais relacionadas à alimentação saudável, acessível e sustentável. O encontro “Participação social e políticas públicas para proteção do direito humano a alimentação adequada – Dia Mundial da Alimentação 2025” aconteceu na Universidade Estadual de Londrina, promovido pelo pelo grupo de pesquisa e extensão em segurança alimentar e territórios vulneráveis-GSAT, SEAB Paraná, DESAN, Núcleo Regional de Londrina e CORESAN Londrina.
Nesta quinta-feira, foi celebrado no mundo todo o Dia Mundial da Alimentação. Com isso, são feitas ações como a da UEL para conscientizar a população e os governos sobre a importância do acesso à alimentação saudável, segura e em quantidade suficiente para todos, combatendo a fome e a insegurança alimentar. A data também busca incentivar a reflexão sobre o desperdício, a sustentabilidade da produção e a necessidade de garantir o direito humano à alimentação. A Prefeitura esteve presente para trazer boas ideias para Cambé e mostrar o que é feito no município. Além disso, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente também ofereceu aos palestrantes do evento ramalhetes com hortaliças produzidas nas hortas comunitárias de Cambé.
Segundo a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Roberta Queiroz, as hortas fazem parte do rol de ações de promoção ao direito humano a alimentação adequada. “O programa busca reduzir a pobreza, melhorar o acesso da comunidade local a hortaliças, proporcionar conscientização a respeito de preservação ambiental, de segurança alimentar e de alimentação adequada, promover inclusão social e contribuir para a revitalização de espaços urbanos e periurbanos”, disse.
Hoje o município conta com 26 hortas comunitárias, favorecendo a população de diversos bairros com alimentos orgânicos de qualidade a preços acessíveis e proporcionando renda às famílias beneficiárias desses canteiros. A Secretaria tem avançado no aprimoramento do programa mediante parcerias para capacitação dos produtores e para conscientização agroecológica.
