Ao longo dessa semana, forças de segurança de Cambé integram a Operação Sinergia, da Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública. O lançamento foi feito na tarde desta segunda-feira (15), no Centro Esportivo Castelo Branco, com a presença do secretário de Estado Hudson Leôncio Teixeira, do prefeito Conrado Scheller, e de agentes de diversas áreas de segurança com atuação no município. Até a próxima sexta-feira (19), as forças de segurança vão reforçar o policiamento ostensivo, ampliar a prevenção de crimes e intensificar a repressão qualificada em toda a região Norte do Estado. Ainda serão feitas reuniões com autoridades locais e exposição de material para a comunidade.

A Operação Sinergia prevê o cumprimento de mandados de prisões e outras medidas cautelares; fiscalização de veículos e pessoas em condições de fundada suspeita; patrulhamento ostensivo e preventivo, propiciando maior sensação de segurança, e desestimulando e prevenindo ações criminosas e outros delitos; fiscalização de pontos sensíveis em áreas de grande deslocamento e nas rodovias; além da abordagem a pessoas, mediante a fundada suspeita.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública também vai atuar no Norte do Estado nesta semana. Além do secretário Hudson Teixeira, outros servidores estarão na região para promover palestras com agentes das forças policiais, e se reunir com prefeitos, deputados, vereadores e comunidade e entender melhor as demandas locais para promover ações mais efetivas de segurança pública.

Integram a Operação a Polícia Militar, por meio da 11ª Companhia Independente, assim como unidades do Choque, Rone, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Científica, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito e Guarda Municipal de Londrina.

O prefeito de Cambé, Conrado Scheller, destacou que a parceria com o governador Ratinho Junior e o secretário de Segurança, Hudson Teixeira, vem promovendo diversos benefícios para toda a população. “Essa união é essencial para tornar Cambé uma das cidades mais seguras do Paraná. Temos todo um investimento em equipamentos e tecnologia, viaturas, armamento, nossas mais de 200 câmeras. Enfim, tudo isso está contribuindo para que Cambé seja exemplo positivo em segurança pública. Agradecer ao governador Ratinho Junior e parabenizar por essa campanha que intensifica toda essas ações”.

O secretário de Estado Hudson Leôncio Teixeira ressaltou que a operação promove um congelamento de toda a região Norte em uma sinergia para coibir o crime, ampliar as forças de patrulhamento e capacitar os agentes. “Essa é uma ação muito benéfica, porque foi feito todo um levantamento estratégico. Teremos cumprimento de algumas operações que se iniciaram há alguns meses, e a gente vai tirar da rua vários marginais que estão soltos. Nós trouxemos esse apoio efetivo, e mais que isso, é a possibilidade da comunidade conversar conosco. Então, para que eu saiba algumas demandas que eles têm, que às vezes não chegam a Curitiba, por vários aspectos burocráticos. E ouvindo a sociedade, ouvindo em especial o prefeito, os vereadores, a gente consegue dar um atendimento mais ágil para toda essa demanda”, disse.

 

Missão Paraná II

Além de Cambé, a ação também terá como sedes Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho e Ibiporã, abrangendo cerca de 66 cidades e alcançando diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas. Todo o efetivo disponível, tanto operacional quanto administrativo, foi mobilizado para fortalecer a presença do Estado nas ruas e aproximar as forças policiais da população.

Toda ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), envolvendo equipes das forças estaduais e de unidades especializadas que atuam conjuntamente para ampliar a segurança, garantir respostas rápidas às demandas da população e consolidar uma gestão de segurança pública mais participativa.

Além do trabalho de policiamento, também haverá a interação com a sociedade. Estão previstas exposições e atividades abertas ao público, para a população conhecer de perto o trabalho das corporações, incluindo a exibição de equipamentos, veículos e tecnologias. A iniciativa busca aproximar os cidadãos dos profissionais de segurança, valorizando e fortalecendo a atuação conjunta.

Compartilhe