Mais uma opção de lazer, esporte e convivência familiar em Cambé. Neste sábado, a partir das 9h30, a Prefeitura inaugura o Espaço Família do Castelo Branco. O que antes era uma quadra poliesportiva abandonada e sem vida, agora passa a ser uma estrutura completa com opções para todas as idades, que junto ao Centro Esportivo passa a ser o maior complexo esportivo do município.

O Espaço Família Lauro Ré Ligeiro fica na Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, 550, e conta com duas quadras de areia, academia para a terceira idade, parquinho, praças internas, banheiros e pista de skate. Também foi feita a reforma da quadra poliesportiva e arquibancadas que já existiam ali, que agora passa a levar o nome de Eliane Alvin Dias. Foram investidos mais de R$ 1,5 milhão em mais saúde, esporte e lazer para toda a comunidade.

O prefeito Conrado Scheller celebrou a entrega do Espaço, que impacta diretamente várias áreas atendidas pela Prefeitura. “É com muita alegria que entregamos essa estrutura. Um local que antes estava abandonado, era utilizado por desocupados, andarilhos, agora vai ser uma opção de esporte e lazer para toda a família. Tem opção de esportes nas quadras, skate, academia, brinquedo para as crianças. Isso traz felicidade para todos, gera saúde, une as pessoas”, disse o prefeito.

A cerimônia de inauguração do Espaço Família Lauro Ré Ligeiro é aberta para toda a comunidade, e acontece neste sábado (13), às 9h30.

 

Espaço Família Lauro Ré Ligeiro

Lauro Ré Ligeiro nasceu em Santo Anastácio–SP, em 31 de julho de 1937. Filho de Gabriel Ré Reberte e Magdalena Mingoranse Ré, foi o quarto de oito irmãos. Nos anos 1950, a família se mudou para Sertaneja–PR, onde montaram uma sapataria para atender às demandas da cidade e região. Foi lá que Lauro conheceu e se casou com Natalina Flausina Ligeiro, hoje com 79 anos e aposentada como professora estadual. O casal teve três filhos.

A família chegou em Cambé em 1983. Lauro e Natalina se tornaram líderes da comunidade católica, e ele abriu sua sapataria no Parque Manella, atendendo moradores do Castelo Branco e regiões vizinhas. Com o tempo, Lauro se tornou líder comunitário na luta pela conquista do terreno onde hoje está a Capela Divino Espírito Santo, que antes funcionava no Centro Comunitário. 

Em 1987, Lauro assumiu a presidência da Associação de Moradores do Castelo Branco, sendo o primeiro morador do conjunto a se candidatar a uma vaga como vereador nas eleições de 1988. Embora não tenha sido eleito, foi convidado pelo prefeito Zé do Carmo para assumir a Secretaria de Assuntos Comunitários. Lauro trabalhou ao lado das Associações de Moradores e das hortas comunitárias, o que contribuiu para sua eleição como vereador nas eleições de 1991. Ele assumiu o cargo em 1992, foi reeleito em 1996, e ficou no cargo até 1999. Após isso, enfrentou problemas de saúde, mas permaneceu por mais quatro anos como assessor da Prefeitura, em gestão do prefeito Zé do Carmo, e também da Câmara de Vereadores, convidado pelo vereador Osmarino Manzoni.

Pessoa de muitos amigos, Lauro sempre lutou pelas melhorias de sua região, trabalhando em parceria com a Prefeitura e com deputados com quem tinha contato. Sua história na comunidade foi marcada por muito esforço e dedicação.  Ao todo, foram 36 anos de história no Castelo Branco, marcados pela cordialidade, humildade, firmeza e honestidade. Em 2012, Lauro foi diagnosticado com Mal de Alzheimer. Ele faleceu em 10 de dezembro de 2019.

Compartilhe