Para garantir mais segurança no trânsito em toda a região, a Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), está realizando uma capacitação com novos agentes de trânsito de Rolândia. A ação envolve troca de conhecimentos e integração regional com procedimentos internos e de rua para garantir ações mais efetivas nos dois municípios.

Com isso, os agentes de trânsito de Cambé estão promovendo capacitações em fiscalização de trânsito, operação de videomonitoramento, organização de escalas e rotinas de trabalho, atendimento à ouvidoria e demandas telefônicas, uso de aplicativos para registro de infrações, e gestão de eventos, fechamentos viários e controle semafórico. Também são feitas orientações para atividades internas, como registro de informações e elaboração de relatórios operacionais.

Thays Kuchenbecker, secretária de Segurança Pública e Trânsito de Cambé, destacou que a cooperação entre os municípios fortalece a integração regional e aprimora a prática operacional dos agentes de trânsito por meio da troca de conhecimentos. “Essa colaboração permite que municípios de menor porte, que iniciaram recentemente suas atividades de fiscalização de trânsito, compartilhem experiências e superem desafios relacionados à adaptação da população e aos novos contextos urbanos.  Essas iniciativas refletem o crescimento e a organização de Cambé, destacando seu potencial para promover a disseminação de experiências e boas práticas”, disse.

 

Segurança e planejamento do trânsito referência nacional

Os agentes de trânsito de Cambé completam dois anos na função em 2025. E desde então, o trânsito no município tem um grande acréscimo em organização e segurança. O município investiu na contratação e formação dos novos agentes, assim como na construção da sede da nova Secretaria, equipada ainda com uma Central de Monitoramento moderna que auxilia as equipes de segurança de Cambé na manutenção da segurança e resolução de crimes.

Ao todo, Cambé conta hoje com mais de 200 câmeras de monitoramento espalhadas por toda a cidade. Dessas, 18 verificam avanço de sinal vermelho, avanço sobre a faixa de pedestres, conversão irregular e excesso de velocidade, garantindo mais segurança e salvando vidas no trânsito. Somente no primeiro mês do programa Cambé + Segura, pode-se observar uma redução da velocidade média da via em mais de 96% dos trechos fiscalizados.

Tudo isso credenciou Cambé para auxiliar na tomada de decisão de trânsito nacionalmente. No início de agosto, a Sestran foi selecionada para compor a Câmara Temática de Saúde para Trânsito (CTST) do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A composição dos grupos é atualizada a cada biênio, visando fortalecer a atuação do órgão coordenador, normativo e consultivo máximo da política nacional de trânsito, responsável pela regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro.

Compartilhe