Um dos marcos culturais de Cambé, a Biblioteca Pública Municipal foi reinaugurada em evento nesta segunda-feira (18). Em novo espaço, agora no piso superior do Centro Cultural, a Biblioteca Pública Municipal passou por reforma, troca de equipamentos e construção de um novo ambiente idealizado para as crianças. Além disso, também foi rebatizada, e agora leva o nome de Maria Adelina de Melo e Souza, servidora da Prefeitura por mais de 30 anos e uma das maiores incentivadoras da leitura no município.

A Biblioteca Pública Municipal, que completa 63 anos em 2025, mudou de lugar com o Museu Histórico de Cambé. Com isso, deixou o térreo e o subsolo do Centro Cultural e foi transferida para o piso superior. O espaço foi reformulado e pensado para atender com a população, com mobílias novas, aquisição de novos equipamentos e construção de uma ala infantil, que conta com livros específicos para as crianças e brinquedos pedagógicos.

Um dos principais espaços culturais do município, a Biblioteca oferece uma gama de serviços. É possível emprestar livros, ler no local, fazer pesquisas, visita guiada com as servidoras da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, sarau, eventos culturais, além do projeto de contação de histórias.

O espaço agora leva o nome de Maria Adelina de Melo e Souza. Nascida em Cambé, ela foi aluna na primeira turma de biblioteconomia na Universidade Estadual de Londrina, em 1975. Foi bibliotecária da Prefeitura de 1972 a 2003, e chefiou importantes diretorias culturais e da Biblioteca. Também idealizou e organizou o primeiro acervo da biblioteca infantil, e dirigiu a mudança do acervo da biblioteca ao Centro Cultural em 1990. Ainda foi bibliotecária na Universidade Estadual de Maringá. Maria Adelina de Melo e Souza faleceu em 2022, mas deixou um legado inesquecível e imensurável para a cultura cambeense.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Estela Camata, ressaltou a importância do município contar com uma biblioteca de qualidade, e desse novo espaço levar o nome de uma pessoa tão importante para que esse momento viesse ocorrer. A biblioteca representa um espaço de conhecimento, de estímulo. Estamos em novos tempos, com a internet, onde a gente tem muita informação na palma da mão. Mas é através do livro que a criança aprende, desenvolve a criatividade, a imaginação. Então, nós temos que sempre incentivar a leitura em espaços como esse. E a homenagem à Maria Adelina é um reconhecimento por uma servidora que dedicou a vida, não só ao espaço do Centro Cultural, mas quando foi a primeira bibliotecária do município. Ela é reconhecida também por todos os servidores que trabalharam com ela. Então, é uma homenagem merecida para quem dedicou a vida à cultura, à biblioteca, à leitura e ao conhecimento”, disse.

A Biblioteca Pública Municipal está localizada no piso superior do Centro Cultural, na Rua Pará, 161, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

 

Biblioteca Pública Municipal Maria Adelina de Melo e Souza

A Biblioteca Pública Municipal de Cambé foi criada pela Lei Municipal n.º 214/1960. Iniciou a sua organização em 1954, sendo inaugurada em dia 24 de dezembro de 1962. A Biblioteca Pública começou suas atividades em uma sala de aula do Colégio Estadual Olavo Bilac, depois funcionou na Rua Otto Gaertner, 35. 

Com o tempo, e o desenvolvimento do município, foi necessária a construção de um Centro Cultural que abrigasse a Secretaria Municipal de Cultura e a Biblioteca Pública. O Centro Cultural de Cambé, foi inaugurado no dia 1 de novembro de 1990, com o intuito de promover a cultura. Mas já em 2 de novembro de 1990, a biblioteca foi transferida para o espaço.

Compartilhe