Com uma proposta de fortalecimento do contato e diálogo da sociedade civil com as forças de segurança, foi eleita a nova chapa do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). Em assembleia feita na manhã desta quarta-feira (13), no Centro Cultural, foi eleita por aclamação a nova presidência do Conseg, que será responsável por levar as demandas de segurança da população para a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito pelos próximos dois anos.

Segundo o Governo do Estado, os Consegs são colegiados comunitários deliberativos e consultivos, sem fins lucrativos, apolíticos e apartidários, vinculados às diretrizes emanadas da Secretaria de Estado da Segurança Pública – SESP, buscando melhorias da segurança por meio da organização da comunidade e interação com os órgãos de segurança. O Conselho integra a comunidade com as autoridades policiais, cooperando com ações e estratégias integradas de segurança pública que resultem na melhoria da qualidade de vida da população, inclusive no que diz respeito à prevenção de infrações e acidentes.

A nova diretoria é composta pelos seguintes nomes: presidente, Marcos Antônio dos Santos Navarro; vice-presidente, Renato Aparecido Simionato; primeiro secretário, Marcos Roberto de Gusmão; segundo secretário, José Aparecido Pereira Rolim; primeiro tesoureiro, Mateus Bortotto Vieira; segundo tesoureiro, Silvio Rogério Costa Rodrigues; e conselheiros fiscais, Antonio Marcos Palma, Luciano Moraes Cardoso e Elizeu Pereira da Silva.

O prefeito Conrado Scheller salientou a importância do Conseg, que está alinhado com a melhoria de segurança pública do município. “Cambé hoje é a 4ª cidade mais segura do Paraná e investe constantemente na melhoria e segurança dos munícipes. Hoje temos câmeras que monitoram e auxiliam o setor de inteligência, nossa Central de Monitoramento, temos um contato muito próximo com as forças de segurança e isso traz resultados. Mas esse é um grupo primordial para nos ajudar a tomar as melhores decisões de políticas públicas e trazer de fato a real demanda da população”, disse.

O presidente do Conseg, Marcos Antônio Navarro, ressaltou que o principal objetivo do grupo nesses dois é intensificar as ações de prevenção e melhorias de segurança pública. “Hoje, se você tem algo que aconteceu, você procura a Polícia Militar e a Polícia Civil. O Conselho de Segurança está para prevenir. Então, você vai até o Conselho e faz um pedido para algo que esteja acontecendo no seu bairro, na sua região, na sua rua, e nós vamos atrás, tanto da Polícia Militar, quanto da Polícia Civil, quanto do bombeiro, para tentar achar uma solução para aquele problema. E o Conseg está junto ali com a Prefeitura, com o nosso prefeito Conrado, com major Israel da Polícia Militar, com o doutor Paulo da Polícia Civil. Temos um contato e uma facilidade de conversar com aquelas pessoas que possam resolver aquele problema. Prevenir sempre é melhor do que remediar”, concluiu.

Compartilhe