A Secretaria Municipal de Trabalho e Profissionalização promoveu uma reunião de trabalho com representantes do setor de recursos humanos de empresas do município na manhã desta terça-feira (12). O Café com RH foi a primeira reunião da Prefeitura de Cambé com o setor estratégico, visando aproximar-se das empresas, levantando pautas de interesse comum e que fortaleçam os índices de emprego e contratação de funcionários.
O encontro serviu para entender melhor as principais demandas que as empresas enfrentam hoje, assim como suas necessidades e como o setor público pode ajudar a suprir isso, levando mais empregabilidade, qualidade de vida e cidadania para a população. A partir da reunião, serão feitos novos encontros e grupos de trabalho, para que esse contato seja cada vez mais próximo.
O prefeito Conrado Scheller destacou que Cambé passa por uma transformação no setor de emprego, e nada mais justo que esse empresário e representantes de recursos humanos se façam ouvidos e participem ativamente desta etapa. “É uma conversa muito importante para entender de fato o que as empresas pensam, e para que eles entendam os desafios da Prefeitura. É uma soma de esforços que vai ajudar o empresário, vai nos ajudar, e também vai favorecer com que a melhor oportunidade de emprego chegue ao cambeense”, disse.
Eduardo Cazarim, secretário municipal de Trabalho e Profissionalização, ressaltou que esse é somente o primeiro passo desta nova etapa da pasta em Cambé. “Além da reforma estrutural que estamos implementando, hoje estamos mais ouvindo do que falando. Então, as soluções também podem ser em comum, com o apoio da Secretaria do Trabalho. Nós podemos discutir vários assuntos, mas individualmente fica mais complicado. Aí quando você tem a união do pessoal do RH, que sabe da dificuldade, da questão da mão de obra, da qualificação, do curso que precisa, se tem uma união dessas empresas, fica mais fácil a gente conseguir oferecer isso para o trabalhador, acolher bem o trabalhador e oferecer essa mão de obra para a empresa”.
A representante de RH da Nortinox, Sandra Oliveira, explicou que hoje o maior desafio é contratação de profissional qualificado e que queira ficar no serviço, e que em um momento de estrangulamento do setor, a aproximação do poder público dá uma esperança de melhora. “Eu adorei a iniciativa. É muito interessante essa junção, porque é a dor de todos, E ver o movimento do poder público para sanar isso, foi sensacional. As empresas não vão conseguir crescer se a gente não se juntar e sanar o que tem para sanar. E saber que Cambé, que é uma cidade industrial, está olhando para isso é de fato muito importante”, ressaltou.
Já para Egberto Jardinette, que gerencia o setor de recursos humanos da AESA, o problema de fato precisa de um entendimento em conjunto e de soluções coletivas. “Hoje o problema é um pouco mais complexo. Temos oferta de trabalho, vagas que ficam abertas, mas poucos interessados de fato. Então, é importante sentar e entender o que temos que fazer, qual o dever de casa para atrair e reter esse funcionário. Vamos agora partir para reuniões mais técnicas compartilhando soluções, porque se ficarmos na espera, não vai dar certo. Então, achei bastante importante essa iniciativa, parabenizo a Prefeitura, a presença do prefeito, e vamos juntos encontrar soluções para sair dessa situação”, afirmou.
Nova estrutura administrativa do Sine Cambé
A Secretaria Municipal de Trabalho e Profissionalização vem passando por uma reforma, tanto do espaço, que fica na Avenida Inglaterra e será reinaugurado em breve, como estrutural. Com apoio instituição de setores como o IFPR, SENAC, SESC, SENAI, EPESMEL e empresas locais, o Sine visa garantir mais empregabilidade, qualificação profissional e cidadania por serviços públicos de excelência.
O espaço da Agência do Trabalhador conta com cadastro de currículos, vagas de emprego, seguro-desemprego e parcerias com empresas. A Secretaria ainda tem o Centro Educacional Profissional e a Escola Roberto Alexandre Sardi, com cursos e oficinas para qualificação técnica. Além do Departamento de Identificação, que promove a emissão da nova Carteira de Identidade. Tudo para apoiar e orientar trabalhadores e empregadores, e também atuar na garantia de direitos de benefícios para o cambeense.
“A pessoa que está procurando emprego, o cidadão, pode esperar uma nova acolhida. A gente tem que estar sempre melhorando. Então, nós estamos trabalhando para isso. Essas pessoas que nos procuram precisam estar muito bem, serem muito bem recebidas e junto com o nosso servidor, a gente quer que sejam bem atendidas, bem recepcionadas, bem direcionadas para a gente encaminhar para o mercado de trabalho e promover o desenvolvimento de Cambé”, concluiu o secretário de Trabalho.
Cambé é destaque na geração de empregos e apoio ao empresário da região
Em fevereiro deste ano, o município registrou o melhor saldo de geração de empregos desde novembro de 2021. Em cinco anos, foram 64.637 contratações em carteira assinada, sendo 40.990 homens e 23.637 mulheres.
E os índices são positivos em todas as esferas. O comércio se destaca, com 22.717 novos empregos formais desde 2021; seguido da indústria, com 18.253; serviços, com 17.164 novas vagas; construção civil, com 5.984; e agropecuária, com 519.
Cambé também investe na capacitação profissional. Desde 2022, o município instituiu o maior programa de instrução gratuita para os cambeenses, o Capacita Cambé. Ao todo, mais de 1.500 pessoas se capacitaram e mudaram de vida em cursos como panificação, cabeleireiro, maquiagem, informática, programação, edição de vídeo, costura e vários outros. O programa também será remodelado e amplificado em breve.
Com segurança jurídica e administrativa, e processos de desburocratização, Cambé ainda se destaca no apoio ao empresário. Hoje, são 14.624 empresas ativas no município, do microempreendedor individual às grandes indústrias. Além disso, a cidade é a segunda da região com menor tempo para abertura de empresa. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, em seis horas a pessoa viabiliza, registra e abre seu negócio.