As férias de julho acabaram, e as 11 mil crianças atendidas na rede municipal do ensino básico e fundamental de Cambé voltaram às aulas nesta quinta-feira (24). A Secretaria Municipal de Educação e Cultura preparou uma programação especial com frutas na hora da chegada, brincadeiras e conteúdo para tornar o retorno mais divertido e lúdico.

A rede municipal de ensino em Cambé conta com 11 mil alunos, divididos entre 44 unidades. Ao todo, são 17 Escolas Municipais e mais 27 Centros Municipais de Educação Infantil espalhados por toda a cidade. Ao todo, são distribuídas 17 mil refeições diárias, com um cardápio variado e balanceado, preparado por nutricionistas da Prefeitura e com foco especial no desenvolvimento e qualidade dos alimentos para atender melhor as crianças.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Estela Camata, ressaltou a ansiedade da volta às aulas e a preparação para o segundo semestre. “Agora é reta final. Parece cedo para dizer isso, estamos aqui no final de julho, mas sabemos que o segundo semestre passa muito rápido. Então, peço para as famílias que realmente enviem os seus filhos para as nossas aulas, que eles tenham o compromisso diário da presença na escola, na sala de aula. Isso torna o desenvolvimento deles o melhor possível, e que todos os objetivos pedagógicos sejam alcançados para podermos finalizar um ano letivo de muitas vitórias, tanto para a família, como para a criança e todos nós da rede de educação”.

Carla Simone Pequito é diretora da Escola Municipal Olavo Soares Barros, que atende 430 alunos, e expressou que os funcionários também ficam ansiosos com a volta dos alunos. “É muito importante essa volta para a gente concluir um trabalho de qualidade que vem sendo feito no município. E a Prefeitura ainda teve esse cuidado de mandar frutas para a gente poder recepcionar eles da melhor forma. Além disso, a Prefeitura vem fazendo muitos investimentos na área de educação. Tivemos reformas na escola, a quadra coberta, uma merenda de qualidade, conteúdo ótimo, currículo escolar que, de fato, proporciona uma grande oportunidade para esses alunos. Então, assim, sem palavras para falar o que está sendo feito nesse município na área de educação”, disse.

 

Formação continuada, índices e resultados expressivos

Desde 2023, Cambé fornece gratuitamente todo o material escolar conforme a série e necessidade do aluno. Os itens de uso individual, como lápis, borracha e cadernos, por exemplo, são enviados para casa com os alunos. Além do material, as crianças também recebem uniforme escolar completo, tanto para o verão como para o inverno.

E também, para garantir um ensino efetivo e de qualidade para as crianças ao longo de todo ano, a Secretaria de Educação e Cultura investe na formação continuada de professores, diretores e funcionários das instituições de ensino. 

Tudo isso vem resultando em marcas expressivas. No início do ano, Cambé recebeu o Selo Ouro Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC). Segundo o índice do próprio MEC, 79,1% das crianças que terminam o 2º ano do ensino fundamental no município já sabem ler e escrever – média acima da nacional, estadual e dos municípios da região.

Em novembro, Cambé recebeu um prêmio da União dos Dirigentes Municipais de Educação Seccional Paraná (Undime-PR), também em reconhecimento ao indicador, no Fórum de Educação do Paraná, em Foz do Iguaçu. 

A expectativa em todo o estado é de que até 2029, o número dos 80% já seja superado – Cambé já quase atingiu a meta. No país, serão estabelecidas ações para que todas as crianças sejam alfabetizadas até 2030. Para isso, o MEC já investiu mais de R$ 1 bilhão com políticas de alfabetização, comitês estratégicos, sistema de avaliação de aprendizagem, formação de professores, compra de materiais complementares de apoio à  alfabetização para docentes e estudantes e construção de cantinhos da leitura.

Compartilhe