A capacitação contou com uma simulação realística de acidente, envolvendo um automóvel, um ônibus e pedestres, com 40 pessoas atuando como vítimas (Bárbara Santos/Prefeitura de Cambé)

Serviços de urgência e emergência de saúde e segurança pública de Cambé participaram da capacitação contra incidentes com múltiplas vítimas promovida pelo Governo do Estado. A ação foi realizada pela Secretaria da Saúde do Paraná, em Londrina, no Parque de Exposições Ney Braga, com curso e simulação de acidente, abrangendo os 21 municípios da 17ª Regional de Saúde, incluindo Cambé.

Nos últimos três dias, mais de 500 profissionais da região participaram de palestras sobre o tema e uma simulação realística de acidente, com 40 pessoas atuando como vítimas. O objetivo foi unificar protocolos de atendimento, garantindo uma comunicação eficiente entre as entidades envolvidas e aprimorando a gestão dos socorros no local da ocorrência. A capacitação foi coordenada pelas Centrais de Regulação Médica de Urgência e pela Regulação de Leitos, através do programa de gerenciamento e qualificação de atendimento a Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMUV).

Participam profissionais de diversas áreas como SAMU terrestre e aeromédico, Siate, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Companhias de Trânsito, Polícia Científica, Instituto Médico Legal (IML), Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil, além da Unidade Aérea Pública do Paraná e de serviços de saúde e ambulâncias privadas.

A Prefeitura de Cambé esteve presente com serviços de Atenção Básica, representantes de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), UPA, Unidade 24H, Samu, Intersaúde, Defesa Civil, Serviço de Atenção Domiciliar, além da Santa Casa de Misericórdia de Cambé. 

Larissa Basso, diretora de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde de Cambé, ressalta que o curso ajuda a sensibilizar as equipes locais para esse tipo de atendimento. “O incidente com múltiplas vítimas é algo inesperado. Ele pode ser, sim, provocado, mas também pode ser um acidente, acontecer a qualquer momento, a partir de um desastre, tanto ambiental como do dia a dia. Então, após esses três dias, o município de Cambé foi capacitado através desses servidores, esses profissionais que vieram, se disponibilizaram a estar aqui e aprender, absorver toda essa informação. E o município de Cambé segue aprimorando os conhecimentos para podermos nos preparar melhor caso seja acionado nosso serviço para um caso como esse”, disse.

Compartilhe