Em parceria com o Governo do Estado, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promove mais uma edição do Castrapet neste sábado (3). O programa conta com cirurgias gratuitas de castração de cães e gatos, machos e fêmeas, com idades entre seis meses e oito anos. Além do procedimento, os tutores recebem a medição do pós-operatório e orientações para o bem-estar animal. O evento será no Centro Cultural, a partir das 8 horas.
Ao todo, serão castrados 140 animais já inscritos previamente em cadastro promovido pela Secretaria, e que não haviam passado pelo procedimento na etapa realizada em fevereiro. As vagas foram destinadas para tutores com renda familiar de até dois salários mínimos ou que possuam Cadastro Único (CadÚnico) atualizado.
Bárbara Rodrigues, veterinária da Prefeitura, explica que a castração é beneficial para os animais e também toda a sociedade. “A castração é um ato simples, mas de grande importância para a sociedade e para os animais. Ao esterilizar cães e gatos, o programa ajuda a controlar a superpopulação desses animais, que muitas vezes resulta em abandono e maus-tratos. Além disso, a castração previne diversos problemas de saúde, contribuindo para a longevidade dos animais e reduzindo o comportamento agressivo ou territorial deles, colaborando também para a melhoria da convivência com os humanos. E com menos cães e gatos na rua, se diminui o risco de acidentes de trânsito e a transmissão de doenças zoonóticas, transmitidas de animais para humanos e vice-versa.”, destacou.
O Castrapet, Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto água e terra – IAT, em parceria com a Prefeitura de Cambé. A ação é uma iniciativa inédita no Brasil e tem entre os principais objetivos a prevenção de zoonoses e o controle populacional, oferecendo castração gratuita para cães e gatos. Os recursos investidos são do Fundo Estadual do Meio Ambiente ou de emendas parlamentares, por meio do programa Paraná Cidades.