Graças a organização esportiva e gestão eficiente, Cambé vai receber R$ 107.208,00 de repasse proveniente do Fundo Estadual do Esporte em 2025. O Governo do Estado promoveu nesta terça-feira (25), em Curitiba, uma capacitação aos 75 municípios que obtiveram o Selo Plus do programa O Esporte que Queremos. E essas cidades que saíram na frente e puderam ter acesso aos recursos puderam esclarecer dúvidas a respeito do fluxo do fundo, permitindo uma gestão mais eficiente do valor que será destinado exclusivamente ao esporte.
O Selo Plus foi obtido por municípios que cumpriram requisitos do programa como: Cadastro Esportivo Municipal na plataforma Gestão do Esporte nos Estados e Municípios; Política Municipal de Esporte; formalização do Conselho Municipal de Esporte; e desenvolvimento de instrumentos de financiamento do Fundo Municipal para o Esporte. Somente 75 cidades no Paraná realizaram todos os passos e agora tem acesso aos recursos do Fundo, sendo Cambé uma delas.
Segundo o programa, os recursos deverão ser empregados em atividades continuadas para práticas de atividades físicas e esportes, em especial na formação esportiva e esporte para toda a vida. Com isso, o dinheiro pode ser investido em custeio ou despesas correntes como obrigações financeiras com contratos de prestação de serviços, aquisição de materiais de consumo, diárias, passagens, entre outras; e também na aquisição de material permanente destinado à prática esportiva. Cambé tem até o dia 30 de abril para enviar toda a documentação requisitada, mas a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer deve fazer o procedimento até a próxima sexta-feira (28) para já solicitar os recursos.
Com o Selo Plus, Cambé ainda poderá inscrever projetos para solicitar recursos do Fundo do Esporte. O programa prevê que os municípios podem inscrever um projeto por ano, que passará por análise do Governo do Estado, mediantes alguns critérios: legado esportivo e social do projeto; existência de recursos próprios para complementação do projeto e implementação; inserção social, com demonstração do público impactado; e infraestrutura existente em âmbito estadual e municipal, preferencialmente com atendimento de áreas de vulnerabilidade.
Telma Gamba, secretária municipal de Esportes e Lazer, ressalta que a contribuição com o processo de reestruturação do esporte de Cambé é motivo de grande honra, alegria, mas também coroa um processo bem desafiador. “Nós já avançamos muito na estruturação de toda a política esportiva, somos destaque e referência para o estado do Paraná. Trabalhamos e conquistamos todos os selos propostos pelo estado. E vem muita coisa boa por aí, muitas possibilidades de recursos que já estamos buscando para melhorar ainda mais o nosso esporte”, disse.
Capacitação do Fundo Estadual do Esporte
A secretária de Esportes e Lazer Telma Gamba, o diretor do Departamento de Esportes e Lazer, Vinícius Simões, e a coordenadora do Centro da Juventude, Silmeri Rossi foram a Curitiba e representaram Cambé na capacitação do programa. Todos os gestores presentes tiveram acesso a cinco módulos com temas essenciais para a gestão esportiva municipal: sistema esportivo – estrutura e funcionamento; critérios para obtenção de recursos do fundo – repasses automáticos para programas esportivos; critérios para obtenção de recursos do fundo – financiamento para construção e melhoria de espaços esportivos; modelo de Plano de Trabalho para infraestrutura esportiva; e procedimentos para abertura e manuseio de protocolos.
Os participantes também recebem a coletânea do programa, composta por 11 volumes produzidos pelo Instituto de Pesquisa e Inteligência Esportiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O material foi desenvolvido para auxiliar e nortear os gestores dos 399 municípios paranaenses na estruturação do sistema esportivo local.