
O prefeito Conrado Scheller e demais autoridades celebram a entrega das primeiras obras de gás natural na região (Ari Dias/AEN)
Em evento realizado na manhã desta quinta-feira (20), a Compagas entregou a primeira fase da expansão da rede de gás canalizado em Londrina. Foram instalados quatro quilômetros de dutos entre a cidade vizinha e Cambé. O prefeito Conrado Scheller participou da solenidade, junto com o governador Ratinho Junior, o prefeito de Londrina Tiago Amaral, o presidente da Compagas Rafael Lamastra Junior e demais autoridades locais.
Essa foi a entrega simbólica dos primeiros dutos de uma rede prevista com 70 quilômetros na região, além de outros 19 quilômetros em Maringá. Ao todo, serão investidos R$ 100 milhões no Norte do Paraná até 2029. Já entre 2029 e 2032, a Compagas ainda prevê a ligação direta de toda a rede entre Londrina e Maringá, consolidando a malha norte de dutos.
O objetivo é atender principalmente indústrias de Cambé e Londrina, além de clientes residenciais, comerciais e a demanda veicular. E em um reforço ao compromisso com matrizes energéticas limpas e renováveis, os dutos ainda permitirão a incorporação de biometano à rede, produzido na região a partir de substrato vegetal.
O prefeito Conrado Scheller ressaltou que esse é um investimento que garante um salto de qualidade e pleno desenvolvimento na região. “Com a oferta de gás natural, garantimos três desenvolvimentos. O desenvolvimento econômico, para as empresas que já estão aqui e àquelas que ainda buscam a região; que consequentemente traz desenvolvimento humano, e não tem uma forma melhor disso sem trabalho, economia e indústria; e ainda temos o desenvolvimento sustentável que preserva a natureza e as belezas do Paraná. É uma obra fundamental para toda a região”, disse.
“Estas são obras muito importantes para o desenvolvimento econômico de Londrina e região. A gente sabe que a questão energética é um fator-chave quando uma indústria decide se instalar em uma cidade. Esta expansão de rede vai em direção do nosso plano de dar condições para as empresas investirem em novos empreendimentos em todo o Estado. Isso promove a geração de emprego e renda para toda a região”, afirmou o governador Ratinho Junior.
O prefeito Tiago Amaral também destacou o desenvolvimento econômico que obras como as de gás natural pode gerar. “Este duto é fundamental para dar um diferencial único ao nível nacional para Londrina atrair novas indústrias e novos negócios que estejam comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Vamos usar o biometano para promover uma mudança na matriz energética local e aproveitar todo o potencial que a nossa cidade tem.”
Rafael Lamastra Junior, presidente da companhia de gás, explicou que a região é a primeira no Paraná todo a receber gás natural, garantindo desenvolvimento sustentável e pioneirismo para Cambé e Londrina. “Estamos muito orgulhosos e entusiasmados em entregar a primeira fase de um projeto de expansão, que vai trazer mais desenvolvimento para Londrina e, em especial, vai posicionar a cidade como a primeira no Paraná a receber o biometano como combustível. Ou seja, um energético limpo e sustentável para movimentar a cidade e trazer ainda mais conforto, segurança e praticidade para os segmentos que atuamos”.