Nesta quinta-feira, dia 05 de agosto, celebramos o Dia Nacional da Vigilância Sanitária. Uma data para homenagear e ressaltar a importância destes profissionais para a saúde da população, especialmente em meio à pandemia, quando o trabalho sanitário se torna ainda mais relevante e imprescindível. A data coincide com o dia de nascimento do médico Oswaldo Cruz, importante nome da Saúde no Brasil, com destaque na área de imunologia e microbiologia e considerado o principal sanitarista brasileiro. Ele também empresta o nome à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A Vigilância Sanitária atua na prevenção, proteção e promoção da saúde. Do pãozinho francês ao à carne do seu churrasco, do creme dental ao produto de limpeza, do dentista ao hospital, do remédio na farmácia à vacina que vai no braço do cidadão, tudo o que está relacionado à saúde e bem-estar, sejam produtos ou prestação de serviços, passa pelo crivo da Vigilância Sanitária.

O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Coletiva de Cambé, Anderson Marquini, ressalta que durante a pandemia, as ações da Vigilância Sanitária na cidade se intensificaram e o serviço aumentou muito. “Fiscalizações noturnas em chácaras ou em locais remotos tomaram conta da agenda devido às denúncias de festas, jogos de futebol ou qualquer outra aglomeração, visto que essas e outras atividades que antes não eram proibidas ou limitadas passaram a ser. Nesse contexto, a vigilância sanitária teve que mais uma vez se reinventar para que o serviço fosse feito. Com apoio de outros órgãos de fiscalização, como a Polícia Militar, o Departamento Municipal de Posturas, a Secretaria de Meio Ambiente, a de Assistência Social e muitos outros, a vigilância sanitária fez o trabalho que lhe é de direito”, ressalta Marquini.

Em Cambé, a Vigilância Sanitária conta com uma equipe multiprofissional que engloba assistentes administrativos, enfermeiras, auxiliar de vigilância à saúde, dentistas, médica veterinária, nutricionista, agente comunitária de saúde, fiscal sanitário, servidores federais cedidos da Funasa e farmacêutico; cada um atuando dentro da sua área de competência. “Ainda temos muitos outros servidores que direta ou indiretamente contribuem para que façamos o serviço que a Constituição Federal e o Sistema Único de Saúde nos conferiu e confiou”, frisa o diretor.

Anderson Marquini ressalta ainda o orgulho de ser um dos profissionais da vigilância sanitária. “Como servidor da Prefeitura de Cambé, eu tenho orgulho de ser membro da Vigilância Sanitária e orgulho de poder falar que faço parte do SUS. Parabenizo todos os meus colegas que fazem parte desse serviço nas mais diferentes esferas de governo e que todos os dias desempenham suas funções com amor e dedicação. O objetivo que nos une é a proteção da saúde coletiva. Parabéns pelo nosso dia”, finaliza.