Educação para um trânsito com segurança e responsabilidade vem desde cedo. E com isso, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) promove em Cambé a Operação Sestran na Escola. A ação leva agentes de trânsito para dentro das escolas, apresentando viaturas, placas de sinalização e alguns ensinamentos mais básicos como extensão a educação de trânsito já ofertada na grade curricular do ensino fundamental do município.
Os agentes de trânsito se apresentam e explicam para as crianças como é a rotina, o que faz a Sestran, o que é o trânsito, mostram placas de sinalização e passam algumas dicas para que os alunos já se ambientam com um trânsito mais seguro e responsável. A Operação Sestran na Escola já foi feita nas Escolas Municipais Lourdes Gobi Rodrigues, Santos Dumont, Santa Isabel e Symphoriano Kopf.
Além disso, a educação de trânsito é uma extensão do conteúdo abordado pela matéria de história e geografia no 2º ano, parte da grade curricular do ensino fundamental em Cambé. Os alunos já têm contato sobre regras de trânsito, placas, onde andar, como se comportar na rua, respeito com o ir e vir, entre outros valores. Com isso, a Operação se destaca como um complemento prático do que é visto na sala de aula.
A professora de história e geografia da Escola Symphoriano Kopf, Dreici Rezende, explicou que com esse conteúdo buscam trabalhar o desenvolvimento e entendimento do direito de ir e vir das crianças, questão geográfica e locomoção, sempre com segurança. “As crianças já têm essa noção geográfica, e com isso trabalhamos sobre a locomoção mesmo da escola para a casa e para a comunidade. É muito importante porque eles precisam ter essa consciência de quando eles querem ir para algum lugar, eles terem a noção de que eles precisam respeitar a sinalização, aguardar os carros, ter as vias corretas que eles podem estar passando, faixa de pedestre, calçadas, que não podem ficar transitando livremente nas ruas porque é bem perigoso. Nosso trabalho mesmo é essa conscientização de que eles precisam ter esse cuidado com eles e com os outros também”, destacou.
Danaê Fernandes, secretária de Segurança Pública e Trânsito ressalta que a educação para o trânsito nas escolas é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. “Cambé já tem esse diferencial de oferecer disciplinas abordando o tema desde cedo, onde alunos aprendem sobre as regras de trânsito, a importância do respeito aos sinais e a necessidade de comportamento seguro como pedestres, ciclistas e futuros motoristas. Esse conhecimento contribui para a redução de acidentes e para a construção de um ambiente mais seguro e harmonioso nas vias públicas. Além disso, a educação para o trânsito promove valores como respeito, responsabilidade e cidadania, preparando as crianças e jovens para uma convivência mais saudável na cidade.”
A aluna Maria Luiza, de sete anos, disse que o conteúdo visto vai ser muito útil e não só para ela. “Eu gostei de tudo. Foi legal conhecer os carros e que eles ensinaram como a gente deve lidar quando não tiver uma faixa de pedestre. E vou explicar tudo que vi aqui para os pais e, principalmente, para o meu irmão porque ele vai começar a ter aula de carro”, disse.
Já Pedro, de oito anos, disse que gostou bastante porque eles ensinaram as placas, conteúdo que está aprendendo nas aulas de história e geografia. “Agora vou chegar em casa e explicar tudo para os pais para que todos possam dirigir com segurança.”