Na tarde desta quarta-feira (14), representantes da área de infraestrutura e planejamento Cambé, Londrina, Rolândia e Ibiporã se reuniram na Prefeitura de Cambé para discutir e encontrar uma proposta única do traçado viário do Contorno Norte.
José Antônio Bahls, secretário municipal de Planejamento de Cambé, destacou que buscou reunir as cidades da região por conta da indefinição do traçado viário para o contorno há muitos anos. A proposta inicial, segundo ele, ainda era da década de 1990, que foi substituída por uma segunda proposta desenvolvida pela Concessionária Econorte e, posteriormente, um terceiro traçado feito pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER).
“Estávamos analisando dentre os três traçados qual é o ponto positivo e negativo para cada uma das cidades. Cada uma se manifestou, e a partir disso nós vamos fazer uma proposta a nível metropolitano, entendendo o que é favorável para cada um dos municípios e buscando uma proposta única. Essa reunião foi para definir ações que cada uma das cidades precisa fazer para criar essa solicitação comum, os requisitos para um traçado definitivo para a empresa que terá a nova concessão do pedágio na região”, relatou o secretário.
O Contorno Norte tem seu marco zero em Ibiporã, passa pela região norte de Londrina, um trecho em Cambé e finaliza na cidade de Rolândia. Ao todo, serão mais de 50 quilômetros da nova via que busca garantir mais segurança ao tráfego urbano, melhorar e ampliar a estrutura logística, além de atrair mais indústrias para toda a região.
Bahls ainda destacou que após entrarem em um consenso de traçado, os municípios irão buscar a adequação na legislação municipal de cada cidade, e um entendimento com o Governo do Estado para questões como desapropriação de áreas e como tudo será feito.