O Dia do Consumidor é comemorado nesta quarta-feira (15) e, em comemoração a data, muitas lojas anunciam diversas promoções e ofertas para atrair clientes. O Procon de Cambé está alertando os consumidores para que realizem uma pesquisa de preço e não comprem apenas porque o produto está ‘em oferta’, já que o barato pode sair caro. Na sequência, você confere algumas orientações para comprar de forma segura e sem comprometer o orçamento da família.
Antes de comprar
Willian Train, coordenador do Procon de Cambé, explica que a primeira coisa que o consumidor deve analisar é se há a real necessidade de comprar determinado item, ainda que esteja em valor promocional. Segundo ele, caso a resposta seja positiva, o segundo passo é verificar se o valor cabe no bolso e se não irá comprometer o orçamento.
Train ressalta que se o valor está dentro do que ele pode arcar no momento, ainda é recomendado que o consumidor faça uma pesquisa de preços do produto que pretende comprar e avalie se o valor anunciado vale mesmo a pena. Em relação às compras feitas pela internet, o consumidor deve ficar alerta para a existência de sites e perfis de redes sociais falsos. Através do site consumidor.gov.br, as pessoas podem conferir a veracidade das informações.
O coordenador também destaca que os consumidores devem ficar atentos ao clicar em links enviados por e-mail, WhatsApp e mensagens de texto, já que pode ser um indicativo de golpe. A orientação, segundo ele, é que a busca da loja seja feita pela própria pessoa. “Na grande maioria das vezes, as promoções se limitam a até 20% ou 25% de desconto, quando o desconto é muito superior a isso, o cliente deve sempre suspeitar e ficar alerta para um possível golpe”, alerta.
Pagamento
Ao fazer o pagamento de uma compra por meio do boleto bancário, o consumidor deve conferir todos os dados, como o nome da empresa, data de lançamento e de vencimento, CNPJ e demais informações disponíveis. “Uma forma de pagamento que vem sendo muito utilizada nos últimos meses é o PIX, mas o consumidor também deve conferir atentamente se o destinatário e o valor do pagamento estão corretos”, explica Willian Train.
Prazo de arrependimento
O Código de Defesa do Consumidor afirma que, em compras online ou por telefone, os consumidores podem se arrepender e pedir uma devolução gratuita do item adquirido no prazo de sete dias a partir do recebimento do produto. “Esse direito não se aplica às compras realizadas em lojas físicas, devendo ser acordado antecipadamente com o fornecedor uma eventual troca do produto”, explica.
Problemas com a compra
Se o consumidor acha que pode ter caído em um golpe, tenta contato com a loja e não tem retorno ou, ainda, se a entrega está atrasada, ele pode procurar o Procon de Cambé no atendimento online (cambepr@procon.pr.gov.br) ou presencial, agendando horário pelo telefone 3174-2851.