Se você acordar ouvindo barulhos altos, como explosões e tiros, na madrugada desta sexta-feira (15) fique tranquilo porque essa é uma simulação das forças policiais. A operação envolverá Polícia Civil, Militar, Rodoviária e Federal e vai compor o treinamento prático dos policiais. A simulação vai acontecer em Londrina e se estende por algumas regiões de Cambé, começando por volta da 1h da sexta-feira e seguindo até o amanhecer. 

O comandante da 11° Companhia Independente da Polícia Militar de Cambé, capitão Marcelo Israel da Costa Vieira, ressalta que a população pode ouvir barulhos de tiros e explosões, mas que ela não deve se assustar, já que toda a simulação vai ser controlada pela polícia. “Todas as explosões são planejadas cuidadosamente e os tiros são com balas de festim, então não há perigo para nós e nem para a população”, detalha. Ainda de acordo com ele, é aconselhado que as pessoas fiquem em casa no dia da simulação, já que alguns bloqueios serão montados na região. “Nós sabemos que os barulhos podem ser incômodos, principalmente para crianças, idosos e animais, porém é essencial que a polícia receba esse tipo de treinamento”, pontua. 

O capitão Israel explica que esse treinamento já aconteceu em Curitiba e depois vai seguir para outras cidades do Paraná. De acordo com ele, mais de 200 polícias vão participar de duas simulações que acontecerão simultaneamente. “Nós vamos dividir as equipes entre ladrões e policiais, que vão ser responsáveis por assaltar e proteger, respectivamente. Os ataques simulados serão feitos em um quartel policial e em uma empresa de transporte de valores”, detalha.

Segundo o comandante, esse tipo de simulação é chamada de ‘domínio de cidade e novo cangaço’ e tem como objetivo definir planos de ação e de contingência em situações reais de ameaça. “O ataque em Guarapuava que aconteceu meses atrás está servindo de base para desenvolvermos essa simulação. Dessa forma, se algo parecido acontecesse aqui, nós estaríamos preparados”, pontua. Também de acordo com ele, a prática é diferente da teoria, por isso essas simulações são muito importantes para o adestramento das forças policiais. 

 

Compartilhe