Os cinco novos conselheiros tutelares eleitos em Cambé em 2023 foram diplomados oficialmente em evento realizado nesta terça-feira (12) na Prefeitura. Os profissionais receberam o diploma, que fecha o ciclo da eleição, das mãos do prefeito Conrado Scheller, do vice-prefeito Zezinho da Ração, de vereadores e demais autoridades. Agora, eles passam por uma formação completa sobre as atribuições do conselheiro tutelar, e iniciam o trabalho em campo no próximo dia 10 de janeiro.

Foram eleitos conselheiros Simoni Cristina Brito, Marcia Souza, Dilson Oliveira, Kemely Cristina Nunes e Josiane Botti, que pelos próximos quatro anos serão responsáveis para ajudar famílias, a sociedade e o Estado a zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, e proteger contra toda forma de negligência, exploração e violência. Os cinco conselheiros irão trabalhar para atender o expediente do Conselho Tutelar das 8h30 às 17h e em escala de plantões 24 horas.

As atribuições dos conselheiros tutelares estão previstas nos artigos 95 e 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelece que o conselheiro tutelar deve atender crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos, como também orientar os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes. O conselheiro tutelar é um mobilizador do Sistema de Garantia de Direitos, responsável por requisitar os serviços públicos que a criança e o adolescente necessitam.

O prefeito Conrado Scheller destacou o último ciclo do Conselho com positividade e espera que os novos conselheiros sigam com o bom trabalho que é feito em Cambé. “Essa última formação do Conselho foi muito inovadora, trouxe coisas novas de entendimento, controle e tudo que a gente precisa para proteger as crianças cambeenses. Fica a gratidão com aqueles que passaram, e boa sorte com aqueles que estão chegando agora e assumindo essa função tão nobre. Temos de fato muito trabalho para fazer, mas atuando junto, continuando implementando o que fizemos neste último mandato e evoluindo, a população só tende a ganhar”, relatou.

Lucilene Diorio, secretária de Assistência Social e Cidadania, celebra o fim do processo eleitoral e afirma que a expectativa com a nova formação do conselho é muito positiva. “Essa diplomação de hoje fecha o ciclo da eleição do Conselho Tutelar de Cambé que foi feito com grande êxito pela Comissão do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), e agora a gente só tem que buscar superar a expectativa. Esse conselho é bem capacitado, com profissionais habilitados e vamos manter isso. O município de Cambé entra com uma estrutura muito boa, dois carros, um local de trabalho muito bom para ter acesso a população e para que eles também desenvolvam um trabalho de excelência. E quem ganha com tudo isso é a nossa população, que terão conselheiros muito comprometidos com a causa da proteção da criança.”

Dilson Oliveira disse que já trabalha com crianças há 28 anos, com 16 anos de experiência na Guarda Mirim, seis anos com aplicação de Proerd nas escolas e quatro anos como conselheiro tutelar, foi eleito conselheiro para o próximo ciclo e se diz bastante ansioso. “Espero que nós possamos ter discernimento, paciência e muita energia para atender todas as crianças, que de uma forma ou de outra, sofrem violência. Que nós possamos ser esta retaguarda e resgatar o direito para as crianças. A gente sabe que o trabalho é muito puxado, pesado, mas que possamos ter muito energia para atender todos”, concluiu.

Compartilhe