A Prefeitura de Cambé, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e de Trabalho e Profissionalização, em parceria com Sebrae/PR, através da Governança de Inovação de Cambé, levou o projeto Trilhas de Inovação em mais um colégio do município, desta vez o Colégio Attilio Codato. A iniciativa visa levar o tema de inovação para dentro da sala de aula, preparando jovens do ensino médio para o mercado de trabalho, com foco voltado ao empreendedorismo, negócios e habilidades essenciais. A palestra inaugural ocorreu na manhã desta sexta-feira (24), e agora os alunos do Colégio que desejam se aprofundar no tema passaram por um curso do próprio Sebrae.
Alunos do 1º e 2º ano do ensino médio participaram da reunião, que contou com falas de Roberto Moreira, empreendedor e diretor de Ciência e Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), e de Erik Van Der Vliet, consultor credenciado do Sebrae. Os alunos tiveram contato com exemplos práticos e experiências de sucesso sobre inovação e empreendedorismo.
Ana Paula Cruz, presidente da Governança de Inovação, explicou que inicialmente está sendo feito um mapeamento nas escolas, com trabalho focado em ir até as instituições e fazer a divulgação da trilha, que prepara os alunos para o futuro mercado de trabalho, e visa transformar suas ideias em negócios e futuras startups. Com isso, a equipe do Sebrae, entidades que fazem parte da Governança e a Prefeitura estão apresentando o trabalho nas escolas para identificar as demandas e promover o empreendedorismo.
“Hoje nós estamos no Attilio para fazer as palestras com os alunos de primeiro e segundo ano do ensino médio, porque identificamos que essa faixa etária ainda não está muito inserida no mercado de trabalho, que precisamos preparar melhor. Além disso, o Attilio é uma escola que já faz a feira de empreendedorismo, a Governança e a Prefeitura já veio ano passado aqui. Então, já tem projetos de alunos empreendendo aqui, e esse trabalho vai ser fundamental para a gente conseguir fazer os encaminhamentos. E pela dinâmica que nós estamos vendo, pelo engajamento dos alunos, a gente vê que vai ser um sucesso”, disse a presidente.
Projeto Trilhas da Inovação
O projeto Trilhas da Inovação surgiu para auxiliar os alunos a desenvolverem uma ideia e
transformá-la em um possível negócio, utilizando metodologias e ferramentas inovadoras. Além disso, a Governança de Cambé e o Sebrae identificaram, através de um trabalho inicial, que Cambé tem vocação para o agronegócio, tecnologia da informação, metal mecânico, entre outras indústrias, além de ser um entroncamento logístico de distribuição para grandes centros do estado e de São Paulo. Com isso, identificou-se a necessidade de focar também no jovem para abastecer esse mercado no futuro.
“Nós temos que reter esses alunos aqui na nossa cidade para as indústrias futuras que venham se instalar, preparando quem quer entrar no mercado de trabalho, quem quer empreender e desenvolver serviços através da identificação de dores para essas demandas, dos mercados que já estão aqui na nossa cidade. O propósito de tudo isso é reter talentos para que a gente consiga movimentar o empreendedorismo na nossa cidade, para que não percamos esses jovens para outras cidades e outros estados. Sabemos que tem muitos talentos, tem muitas ideias inovadoras. E a gente foca para esses alunos aqui que inovação não é só ideia de tecnologia, e sim qualquer ideia disruptiva daquilo que já existe. Isso pode se transformar em negócio para melhorar também a nossa sociedade”, ressaltou Ana Paula.
Depois da palestra desta manhã, os alunos do colégio interessados puderam se inscrever em um curso oferecido pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura, com co-participação da Governança de Cambé. A formação é direcionada para estudantes de todo o ensino médio, e aborda o design thinking; análise swot, que é uma análise de mercado; estimula o desenvolvimento de ideias mercadológicas; trabalha para ver se existe mercado para a ideia de fato; além de um mapeamento aprofundado pelos alunos. A partir de uma ideia, se analisa todos os dados, público usuário e custo, por exemplo. Com isso, é feita uma trilha, com uma ideia partindo do zero e sendo desenvolvida como se fosse sair para o mercado e ser consumido. O curso tem certificado do Sebrae, premiações em dinheiro e oportunidades de estágios em empresas do município.
A presidente da Governança destacou, inclusive, que a entidade ainda busca empresas que desejam fazer parcerias e abrir possibilidades para futuros estágios e bolsas para os alunos. “Isso para que a gente consiga quem sabe direcionar talentos. É uma grande oportunidade, já que estamos preparando esses jovens para as empresas, ou transformar as ideias deles em negócios que auxiliem essas empresas no futuro.” Se a sua empresa tem interesse em fazer essa parceria, é só entrar em contato pelo Instagram da Governança de Cambé.
Empreendedorismo no colégio
O Colégio Attilio Codato já trabalha com empreendedorismo na grade curricular. A partir do novo ensino médio, que aborda trilhas de educação de acordo com a afinidade do aluno, uma das trilhas foi a de empreendedorismo para estudantes de exatas. Ao todo, são duas turmas, com 50 alunos.
O professor da trilha de empreendedorismo, Guilherme Gonçalves, relata que o conteúdo é dividido ao longo do ano até chegar em um produto ou negócio já pronto para ser comercializado. “O foco aqui é que desenvolvam um perfil de inovação, liderança, e é isso que viemos trabalhando desde o primeiro trimestre. Depois, no segundo trimestre, nós montamos uma empresa junto com eles, fazendo uma apresentação, levando eles em empresas. E no terceiro trimestre, tem a feira de empreendedorismo, onde vamos separar os grupos, colocar eles para vender e conversar com as pessoas, trabalhando esse aspecto de liderança e capacidade de persuasão para vender os produtos.”
Governança de Inovação de Cambé
A Governança de Inovação surgiu através da parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com o Sebrae/PR. Visando promover ações e práticas que fomentem a inovação no município, surgiu o Ecossistema de Inovação de Cambé, e um braço dessa ação é a Governança de Inovação.