Neste sábado (23), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania promove mais um mutirão de atualização do Cadastro Único para beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A ação será realizada das 8h às 12h, no CRAS Tarobá, localizado na Rua Genésio Geraldo dos Santos, 451. Os beneficiários devem se atentar ao Cadastro, pois podem ter o subsídio bloqueado.

Para realizar a ação são obrigatórios documento com foto do responsável pela unidade familiar e comprovante ou declaração de residência, junto com os documentos de identificação de todos os componentes familiares. Para quem deseja consultar o cadastro e verificar sua situação, é só acessar o aplicativo Meu INSS, ligar no Disque 135 ou ir até o CRAS mais próximo da sua residência.

Benefício de Prestação Continuada

O BPC é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. Para ter direito ao benefício, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário mínimo. Além da renda, de acordo com o requisito estabelecido, as pessoas com deficiência também passam por avaliação médica e social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, o beneficiário, assim como sua família, precisa estar inscrito no CadÚnico e fazer a atualização cadastral regularmente.

A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Lucilene Diorio destaca que quem não está inscrito, ou não fez atualização cadastral nos últimos quatro anos, começou a ser notificado a comparecer aos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) para regularizar a situação. Os beneficiários são notificados pelo extrato bancário. Depois disso, há um prazo de 45 até 90 dias para regularizarem os cadastros. Caso não façam, terão o crédito do benefício bloqueado no mês seguinte. Mesmo com o bloqueio, ainda tem a possibilidade de ir aos CRAS para regularizar a situação.

Desde março deste ano, as equipes da Secretaria vêm promovendo uma força-tarefa para atualizar os cadastros no município. No início de 2024, foi identificado que 39% dos beneficiários, ou 1.047 cambeenses, estavam com cadastro desatualizado. Desde então, a Secretaria está promovendo mutirões aos sábados para inclusão e atualização de CadÚnico desses beneficiários; destacou agenda prioritária para pessoas com deficiência e idosos atualizarem seus cadastros durante a semana; além de busca ativa, visitas domiciliares, convocação de familiares e parceria com outros órgãos.

Segundo dados da Secretaria, ainda em outubro, 50% dos cadastros já tinham sido atualizados. No entanto, o CRAS Tarobá era o segundo que atendia mais pessoas com cadastros desatualizados, com 80 deles.

Compartilhe