Em uma cerimônia cercada de muita emoção e alegria, cinco alunos com cegueira total e residentes de Cambé receberam óculos com tecnologia assistiva. Os equipamentos OrCam MyEyes 2.0, que contam com reconhecimento de faces e leem textos em português e inglês, foram destinados pela Secretaria Estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital para quatro estudantes de escolas estaduais e um da rede municipal de educação em evento na manhã desta sexta-feira (15) na Prefeitura.

O OrCam MyEyes 2.0 é um dispositivo israelita, único no mundo, com câmera inteligente e tecnologia que possibilita reconhecimento de faces e gênero; pode ler textos em português e inglês; tem leds para funcionar no escuro; identifica produtos previamente gravados; reconhece cores, cédulas de dinheiro e código de barras; além de informar data e horas. O produto é discreto, pesa apenas 22,5 gramas e mede 7 centímetros, pode ser acoplado a hastes de óculos comum e funciona com comando por toque e gestos.

O projeto é uma iniciativa do governo do Estado que investiu cerca de R$ 2,19 milhões em 147 equipamentos, divididos em todo o Paraná, nesta primeira etapa. Cada dispositivo custa R$ 14,9 mil, e cinco deles foram distribuídos em Cambé. Os alunos contemplados foram Kauan Fernandes Borges da Freiria, da Escola Municipal Jacídio Correia; Julia Kemilyn Tribino Lunes, da Escola Estadual Leopoldino L Ferreira; Yasmin Alves dos Reis Floriano, do Colégio Estadual Antônio Raminelli; e Pedro Henrique Mondeck e Pedro Henrique Costa Martins, do Colégio Estadual 11 de Outubro.

Thiago Rodrigo da Silva, coordenador de Desburocratização de Serviços Públicos da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital, afirmou que os óculos dão mais humanidade, dignidade e a garantia de direitos para essas crianças. “Esse trabalho que a gente conseguiu fazer nada mais é do que elaborar e transformar inovação em algo tangível, que é o maior desafio e uma demanda do governador Ratinho Junior e do secretário Marcelo Rangel. Essa é uma tecnologia que traz mais vida para essas crianças, mais liberdade, eles vão ter um pouco mais de dignidade, vão conseguir estudar, vão ter mais direitos iguais como a gente preza para todo mundo. Então, estamos entregando esses equipamentos para a criança levar para a casa, levar para a escola, andar na rua, para ela usar na vida dela e no dia-a-dia. Um suporte para ajudar ela com os estudos e sua capacitação”, disse o coordenador.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Estela Camata, destacou a relevância desse projeto, que vem para dar mais autonomia para esses cinco estudantes. “Hoje tivemos uma manhã muito especial, tanto para nós como para esses cinco alunos com essa necessidade especial de visão. Esse óculos vai realmente fazer a diferença na vida deles, tanto pessoal como durante o período escolar, dando mais independência para eles que não vão mais depender tanto dos pais, e dar uma contribuição muito grande no aprendizado e desenvolvimento deles.”

Maria Ivone de Morais é assistente do Núcleo Regional de Educação de Londrina, e expressou que faltam palavras para agradecer por um projeto como esse, que trouxe alegria para todos, e oportunidades únicas para os alunos. “Como eu disse aos pais, estamos vivendo momentos de gratidão e muita emoção. E isso pela tecnologia que proporciona com que esses nossos alunos tenham o mesmo direito dos outros alunos de frequentar a sala de aula, com muito mais qualidade no aprendizado. E diante da sensibilidade do nosso governo, do secretário, as crianças receberam hoje esse óculos que vai facilitar toda a vida dele dentro da sala de aula, no supermercado, com os amigos, e mais do que isso, para a vida toda. Os nossos educadores estão muito felizes, nós estamos felizes, e eu acho que foi uma inovação inédita no Paraná”, concluiu.

A mãe do Kauan, Rauane Fernandes, conta que ele sempre gostou muito de ler e pintar, mas tinha que ficar pedindo ajuda na leitura ou para identificar cores. Agora, terá mais liberdade para se divertir. “No geral, o equipamento vai ajudar muito. Isso é muito importante, já que a criança com deficiência visual tem uma certa dificuldade na questão do aprendizado. Querendo ou não, tudo é mais complexo. Então, graças a Deus, a gente já conseguiu uma máquina de braile para ele, e hoje ele ganhou esse óculos, que é sensacional”, relatou.

Kauan, que esbanja simpatia, mal conseguia segurar o sorriso e ficou muito contente com o presente. “Eu estou muito feliz, me sentindo muito melhor do que era antes. Os óculos vão ajudar na minha leitura, e eu gosto bastante de ler, e também para saber quando minha mãe ou minha avó estão pertos”.

Compartilhe