Nesta terça-feira (12) foi realizada a cerimônia para encerramento da temporada de 2023 do projeto Cambé Vôlei. As alunas, pais, professores, a secretária de Esportes e Lazer, e servidores se reuniram no Ginásio de Esportes João de Deus Almeida para uma confraternização que marcou o fim do ano com celebração das conquistas, homenagens, apresentações e entrega de kits com materiais de limpeza e higiene pessoal que foram arrecadados e serão doados através da campanha Toque Limpo.
As meninas que fazem parte do projeto acompanharam a cerimônia de encerramento, fizeram apresentações de dança, e algumas atletas que estão saindo por conta da idade receberam homenagem. Elas ainda levaram salgadinhos, bolos e refrigerante para a confraternização e tiveram acesso a um mural para escrever mensagens de fim de ano. Mas ainda mais importante, também fizeram o papel social. Ao longo do ano, as atletas arrecadaram 400 unidades de produtos de limpeza e higiene pessoal, montante que foi divulgado na cerimônia e que será doado para a Casa Abrigo.
O prefeito Conrado Scheller expressou a importância do projeto Cambé Vôlei, que ajuda a formar o futuro cambeense. “É um prazer estar na cerimônia de um projeto tão importante, e é uma satisfação investir recursos nesse projeto que envolve a área humana. Tem a parte estrutural, matéria-prima, bola, rede, mas também tem pessoas envolvidas, e é uma engrenagem muito bacana que ajuda a formar bons cidadãos cambeenses. A gente tem muito orgulho dessa juventude, eles serão nosso futuro e aqui estão em boas mãos”, salientou.
Telma Gamba, secretária de Esportes e Lazer, destacou o trabalho dos treinadores Mazzola e Kelly, e como o projeto auxilia no desenvolvimento das atletas. “Tenho certeza que cada uma dessas meninas, ao longo da vida delas, jamais vão esquecer desses momentos, dos treinos, do Mazzola e da Kelly, tudo que esses dois fizeram por elas e dos caminhos que ajudaram as atletas a trilhar. E isso é muito importante. Todos nós precisamos de boas referências, e sabemos que aqui essas meninas tem boas referências. O que foi vivido no ano de 2023 vai ser levado para o resto da vida, mesmo que não sejam atletas profissionais. Temos aqui meninas e mulheres lindas, com caminhos lindos pela frente, e para nós é um prazer contribuir para a formação delas e auxiliar para que sigam isso.”
E foi um ano muito gratificante e de muitas conquistas pessoais e de resultados, segundo o técnico Reginaldo Mazzola. “A gente fica muito feliz de ter todo esse respaldo do poder público através da Prefeitura, com o prefeito Conrado abraçando o esporte também como uma bandeira da gestão, o trabalho incansável da Telma, e obviamente também a dedicação de cada uma dessas meninas ao longo da temporada, que não foi fácil. Foi gratificante, mas não foi fácil. Além dos treinamentos cotidianos nas bases de formação, nós também jogamos várias competições de nível regional e estadual. Liga Estadual, Federação Paranaense, Jogos Abertos, Jogos da Juventude, Liga Norte, Jogos Internos de Cambé. E foram várias conquistas que só foram alcançadas graças ao trabalho de muitas mãos”, disse.
O Cambé Vôlei em 2023
De acordo com o técnico Mazzola, em 2023 foram cerca de 40 mil treinamentos em 10 meses de projeto. Ou nas palavras dele, 40 mil vezes que tiveram contato com as meninas, com vivência, ensinamentos, desde a base do projeto, iniciação, nas categorias sub-10, sub-12, sub-14, sub-16, sub-18 e adulto, sem contar a parte competitiva e preparação para os jogos.
Mazzola confessou que ainda não sentou para contar todas as conquistas do ano, mas destaca algumas das principais: campeão sub-12 e sub-14 da Liga Norte, além do 2º lugar no sub-16; vice-campeão sub-14 e sub-16 da Liga Estadual; vice-campeão nos Jogos da Juventude; vice-campeão nos Jogos Abertos; e 4º lugar no Estadual sub-14 e 6º lugar no sub-16.
“Esse ano foi bastante trabalhoso, o projeto Cambé Vôlei cresceu enormemente. Nós atuamos praticamente o ano inteiro com mais de 500 meninas nos dois polos. Aqui na região central, no João de Deus Almeida, tivemos lotação máxima e fila de espera. Lá na região do Santo Amaro tivemos lotações esgotadas nos três horários. Fora os pais pedindo para que abrissem vagas para suas filhas. E o resumo de tudo isso é muito positivo. Olha a quantidade de momentos que nós vivemos com essas meninas ao longo do ano. São oportunidades delas estarem vivenciando outras experiências, sair um pouco do mundo virtual, encarar o mundo real, encarar o adversário de frente a frente que é um desafio muito grande para muitas delas. Foi muito positivo”, resumiu o técnico.
O foco agora, de acordo com ele, é a preparação para 2024. A expectativa de todos é de que será mais um grande ano, e por conta disso, já começaram os trabalhos para replanejar a categoria, ver a transição de atletas e posteriormente discutir com a Secretária, poder público e patrocinadores quais as competição que poderão ser disputadas em 2024.
“A somatória geral de 2023 nos credencia a um ano muito positivo, e nos possibilita a abertura de 2024 com muito mais força. Agora vou dar uma descansada, recarregar as baterias, mas já estamos nos preparando para a próxima jornada. 2024 está chegando e a gente tem a expectativa de que será um grande ano também, com muito trabalho. Tudo isso só acontece quando a gente está com o pé na quadra. Não adianta querer construir uma equipe, querer construir uma base de projeto sem estar na quadra, sem estar junto com essas meninas, com pai, mãe, criando alguma identidade, a identidade do voleibol e do esporte dentro desse ambiente que elas vivem. Vamos buscar mais em 2024, com grande foco nos Jogos da Juventude. Todas as competições são especiais, mas os Jogos da Juventude são a base nossa, e as outras vem como secundária sem deixar de ter sua importância também”, concluiu Mazzola.