O Ministério da Educação (MEC) apresentou na última semana a pesquisa Alfabetiza Brasil. O índice faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e calcula quantas crianças já sabem ler e escrever ao final do 2º ano do ensino fundamental. Em Cambé, 79,1% das crianças foram alfabetizadas em 2023, o que representa que o município está acima das médias nacional, estadual e dos municípios da região.

De acordo com o MEC, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada busca, em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, garantir a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o final do 2º ano do ensino fundamental, além da recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia.

Com isso, através da Pesquisa Alfabetiza Brasil — realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) em 2023 — visou definir o ponto de corte para a alfabetização em 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Isso permitiu a definição do Indicador Criança Alfabetizada e o estabelecimento de metas anuais para atingir a alfabetização de todas as crianças até 2030. Essa iniciativa é fundamental para monitorar e avaliar a qualidade da alfabetização e o Compromisso, assim como a implementação dos sistemas estaduais, em articulação com o Inep/MEC, que divulgará em 2024 os primeiros resultados nacionais censitários de aprendizagem ao final do 2º ano.

De acordo com a pesquisa, em 2023, 79,1% das crianças ao final do 2º ano foram alfabetizadas em Cambé. A média é maior que a nacional, que registrou 56% das crianças alfabetizadas; do estado, que registrou 73%; e dos municípios da região, com Arapongas com 76%, Londrina, Rolândia e Ibiporã com 73%. Outro destaque positivo é que o Paraná é o único estado no nível 4 de alfabetização (com média entre 70 e 80%), atrás apenas do Ceará no país – único acima de 80%.

Como dito, a pesquisa também possibilita o estabelecimento de metas. Em Cambé, o objetivo em 2024 é que o índice aumente para pelo menos 79,24%. A expectativa em todo o estado é de que até 2029, o número dos 80% já seja superado. E no país, serão estabelecidas ações para que todas as crianças sejam alfabetizadas até 2030.

O objetivo do MEC em 2023 era de alcançar o desempenho de 2019, último ano antes da pandemia, de 55%. Com isso, foi estabelecido o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada que hoje conta com a adesão dos 27 estados e 5.558 municípios. Também já foram investidos mais de R$ 1 bilhão com políticas de alfabetização, comitês estratégicos, sistema de avaliação de aprendizagem, formação de professores, compra de materiais complementares de apoio à  alfabetização para docentes e estudantes e construção de cantinhos da leitura.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Estela Camata, salienta o índice já conquistado e reforça que o objetivo mesmo é ultrapassar os 80% ainda em 2024. “Para nós, esse índice é muito importante e representa o resultado de todo o trabalho em equipe. Temos uma gestão que pensa a educação em todos os aspectos do ensino e da aprendizagem, conduzindo uma formação continuada consolidada na qualidade da prática pedagógica em seu fim, o nosso aluno. Temos orgulho em afirmar que temos uma Rede Municipal de Ensino comprometida, dedicada e competente no seu fazer. Parabenizo a todos pelo resultado, a equipe da Secretaria, os diretores, os coordenadores pedagógicos, professores e funcionários. Agora o desafio está lançado, e vamos buscar os 80% em 2024”, disse.

Compartilhe