O projeto é padrão do governo do Estado, e conta com área de construção de mais de 200 m². O CRAS vai atender 3.200 famílias

Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania estiveram em Curitiba nesta quarta-feira (9) no evento de oficialização de repasse para construção novas unidades da área no estado. Ao todo, o governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), vai investir R$ 25,2 milhões em 16 novos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e em cinco novos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Cambé foi contemplada com um CRAS, que será construído no Santo Amaro, onde a estrutura hoje funciona em um espaço alugado.

A nova estrutura do CRAS Santo Amaro vai ficar a 1,5 km da atual, para não prejudicar o acesso das 3.200 famílias referenciadas na região com acesso aos serviços do Centro. Ao todo, 35 bairros são atendidos pela estrutura.

O projeto é padrão do governo do Estado, e conta com área de construção de 206,65 m², em um terreno de área mínima de 897 m². A estrutura terá recepção; sala administrativa e coordenação; duas salas de atendimento; almoxarifado; sala de múltiplo uso; três sanitários, sendo dois com estrutura PcD; copa; e área de serviço e depósito de material de limpeza.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, a assinatura dos termos de liberação dos recursos marca um passo importante para o fortalecimento da política de assistência social nos municípios que mais precisam. A seleção dos municípios seguiu critérios técnicos definidos pelo CEAS/PR. Cada município poderá receber até R$ 1,2 milhão por unidade, com os valores sendo liberados em parcelas conforme o andamento das obras.

Os recursos serão depositados diretamente nas contas específicas dos Fundos Municipais de Assistência Social para aplicação imediata em construções novas. Para garantir o repasse, Cambé, e os demais municípios, apresentaram o Atestado de Regularidade do Conselho, Plano e Fundo da Assistência Social (ARCPF). Também já foi apresentado o terreno para a construção, assim como o estudo técnico do local.

A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania foi até Curitiba para assinar o repasse dos recursos

O prefeito Conrado Scheller celebra mais estrutura moderna que chega ao município. “Só temos que agradecer ao governador Ratinho Junior e ao secretário Rogério Carboni, toda a equipe do governo do Estado. Essa parceria e relação próxima oportuniza que os cambeenses tenham acesso a recursos e estruturas modernas e de qualidade. É mais conforto para quem precisa de assistência, e também um ambiente mais digno para que nossos servidores possam trabalhar”, disse.

Flávia Iwakura, secretária de Assistência Social e Cidadania, ressalta que a nova unidade de CRAS é certificação que a política de assistência social municipal está no caminho certo. “Toda a nossa equipe, servidores ou terceirizados, se sente valorizada quando vê no universo de 399 municípios do Estado, somente 22 serem contemplados e a gente aparecer na lista. Isso mostra que o trabalho está sendo visto. E a população também é reconhecida, porque afinal de contas isso vai significar mais segurança de acolhida, mais dignidade, mais respeito, um equipamento ainda mais adequado do que tem sido ofertado. Para nós, também, é mais um exemplo de que funciona quando os entes federativos se unem. O governo Conrado tem olhado para a assistência social, tem nos apoiado no planejamento estamos fazendo. E com o governo do Estado olhando com atenção para a política da assistência, faz com que o que preconiza que o SUS aconteça. A assistência social é para todos que dela necessitarem, sem exceção”, enfatizou a secretária.

 

O atendimento do CRAS

O CRAS é a principal porta de entrada das famílias para a rede de proteção da Assistência Social. Essa é a unidade pública municipal responsável pela organização e oferta de ações e serviços de proteção social básica nos territórios, fazendo parte da rede de atendimento à população composta por serviços da rede socioassistencial com outras áreas da política pública como saúde, educação, cultura e esporte, e também serviços não governamentais.

Os serviços prestados pela unidade são concessão de benefícios eventuais como auxílio-alimentação, auxílio-funeral e isenção de taxas de documentos mediante avaliação da equipe técnica; atendimento e acompanhamento familiar; oficinas com famílias; ações comunitárias; articulação e fortalecimento da rede local; e inclusão e atualização do Cadastro Único para participação em programas sociais.

Compartilhe